segunda-feira, 29 de abril de 2013

Relatos II: XX Assembleia Escoteira Nacional (27 e 28.04.2013), XIX Congresso Escoteiro Nacional (27.04.2013) e XVIII Fórum Nacional de Jovens (27.04.2013)

Car@s,

No sábado, 27 de abril de 2013, já às oito da manhã, toda a nossa delegação estava reunida para o início dos trabalhos da 1ª sessão plenária da XX Assembleia Escoteira Nacional. 

O chefe Rubem Tadeu Perlingeiro do RJ, que já foi presidente do CAN e da DEN, foi aclamado como Presidente da Assembleia. E o nosso presidente da Região de SP, Lívio Jorge, foi aclamado 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora dos trabalhos.




Em seguida foram eleitas as Comissões Assessoras da Assembleia (Credenciamento, Eleitoral, Escrutínio e Assuntos Gerais). O chefe Renato Silva de SP compôs a Comissão de Assuntos Gerais.

Dando prosseguimento à pauta, foram apreciados o Relatório Anual de 2012 da UEB (apresentado em formato de vídeo) e o Balanço Anual e Parecer da Comissão Fiscal do exercício 2012. Ambos aprovados pela plenária.




Aí partimos para o processo eleitoral: primeiramente com a apresentação dos 14 candidatos ao Conselho de Administração Nacional (CAN): Adriano (DF), Ana Maria (RN), Andre "Sapão" (RJ), Pio (MA), Jonathan (SP), José Prascilio (BA), Julio Cesar (MG), Vendramini (PR), Marcio (SC), Mauricio (RS), Miguel (PA), Sandra (CE), Ricardo (ES) e Winder (GO). 

Antes da votação, os dois candidatos à Comissão de Ética e Disciplina Nacional, Angelo (SC) e Marcos Gomide (MG) foram aclamados por termos apenas dois candidatos para duas vagas.

Por fim, deu-se o processo eleitoral com votação secreta em urna para os membros do Conselho de Administração Nacional (CAN), com 14 candidatos para sete vagas de titulares e sete suplências, e dos membros para a Comissão Fiscal Nacional (CFN), com 4 candidatos, Adir (PR), Malafaia (BA), Klaes (SC) e Ronaldo (RN), para duas vagas titulares e 3 suplências. 

Depois do coffee-break, vieram os resultados por parte da Comissão de Escrutínio e nosso candidato, Jonathan Govier, dentre os 14 candidatos, ficou em primeiríssimo lugar! com 43 votos, seguido por Andre (RJ), Pio (MA), José Prascilio (BA), Sandra (CE), Vendramini (PR) e Winder (GO). Os demais candidatos ficaram como suplentes

Para a Comissão Fiscal foram eleitos Adir (PR) e Ronaldo (RN) como titulares e Klaes (SC) primeiro suplente, Asley (GO) como segundo suplente e Malafaia (BA) como terceiro suplente.

Confira os resultados em:
http://escoteiros.org.br/noticias/noticia_detalhe.php?id=491

Dada a posse dos eleitos pelo Presidente da Assembleia, seguimos para o almoço.




Na parte da tarde, tivemos mais oficinas, dentre elas a mais aguardada: o lançamento do novo vestuário escoteiro, que começou com 15 minutos de atraso. Com fila de espera na porta para entrada e a sala lotada, a apresentação do novo vestuário contou primeiro com a apresentação pela designer de moda Alessandra, do SENAI SP, do histórico do trabalho realizado pela equipe do SENAI SP antes do desfile dos modelos com as peças. Enfim, apresentadas as peças, num desfile bastante alegre e descontraído, a reação do público presente foi bastante positiva. Mesmo com a concorrência desleal do lançamento do novo vestuário - que vem apenas para substituir o atual traje em processo de transição de dois anos, e de modo opcional pelas Unidades Escoteiras Locais que adotam os uniformes de modalidade - tivemos membros da nossa delegação nas outras oficinas realizadas no mesmo horário: Elaborando Projetos do Ramo Pioneiro, Espiritualidade e Plano Nacional de Crescimento. Passado o coffee-break, mais  uma sessão de oficinas: Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil, Mensageiros da Paz, Juventude e Políticas Públicas e Ambientação dos Cursos por Ramos - uma visão para Formadores. E para encerrar a tarde, a Reunião de Gilwell para os portadores da IM e a segunda sessão do Fórum Nacional de Jovens.






No Fórum de Jovens houve a eleição dos cargos de um Comunicador e  um Coordenador do Núcleo Nacional de Jovens para mandato de dois anos (2013-2014). Betina (PR) foi eleita Comunicadora e Erik (PE) suplente. Sergio (RN) retirou sua candidatura por motivos profissionais. E Mariana (RJ) foi aclamada Coordenadora, por ser a única candidata. Em seguida, tivemos a entrega dos troféus de Rede Padrão (espécie de Grupo Padrão para as Redes Regionais de Jovens), nos graus Bronze, Prata e Ouro. Merece destaque que nossa Rede Regional de Jovens de SP foi a única a receber o Rede Padrão Grau Ouro. O Fórum foi encerrado com a apresentação do plano de trabalho da Rede Nacional de Jovens de 2013 a 2015, e de alguns eventos de interesse para os jovens que irão acontecer nos próximos anos, como o Fórum Interamericano de Jovens de 2013 em Buenos Aires e o II Moot Scout Interamericano no Brasil em 2014. Além do encaminhamento e votações das recomendações do Fórum e dos Grupos de Trabalho à plenária da XX Assembleia Escoteira Nacional. 

Ainda, antes do jantar festivo, houve nova reunião do CAN para despedida dos membros que deixam o CAN este ano - Ivan (RN) que era o presidente, Paulo Henrique (MG) que era o vice-presidente, Magraf (PR), Xaud (GO), Castrianni (SP) e Senna  (RS). E recepção dos novos membros eleitos. Na mesma ocasião foram eleitos o novo presidente do CAN, Marcio Cavalcanti (DF), e a nossa querida chefe Sonia Jorge de SP foi eleita vice-presidente do CAN para 2013-2015.

O sábado terminou com o jantar festivo regado a boa comida e músicas de cantores locais. Alguns de nós fomos dormir um pouco mais tarde, finalizando o vídeo de apresentação da nossa candidatura como Região-Sede do Congresso Escoteiro Nacional/Assembleia Escoteira Nacional/Fórum Nacional de Jovens de 2015.




Domingo cedo, 28 de abril de 2013, todos reunidos novamente para o encerramento dos trabalhos. A 2ª sessão plenária da XX Assembleia Escoteira Nacional teve início as 08h00. Dentre os principais assuntos da pauta, tivemos a apreciação do relatório e  das recomendações, principalmente a Carta de Natal, do XVIII Fórum Nacional de Jovens; apreciação sobre as recomendações dos Seminários, sendo que o único a apresentar recomendações foi o Encontro da Modalidade do Ar, graças a mobilização minha, da chefe Lourdes do 234SP GEAr São Vicente e de um chefe do ar de PE, que propomos e redigimos uma carta de recomendações que foi lida na plenária pelo Coordenador Nacional da Modalidade do Ar, Chefe Klaes (SC), com as seguintes reivindicações - que no novo POR a ser publicado sejam contempladas as propostas apresentadas pela Modalidade do Ar de que para os Ramos Lobinhos e Pioneiro as Modalidades do Ar e do Mar possam ser desenvolvidas também, ainda que não  de forma obrigatória, e que o atual Hino da Modalidade do Ar que consta no POR, o qual ninguém conhece e canta, seja substituído pelo Rataplan do Ar, de letra e música de Jayme Janeiro Rodrigues, que no Congresso Escoteiro Nacional os Encontros das Modalidades do Ar e do Mar sejam realizados em horários não concomitantes, que a Loja Escoteira Nacional produza e comercialize as peças de uniformes das Modalidades do Ar e do Mar e as elipses de Brevê de CATAr II Jovem e Adulto, e o informe de que será realizado em São Paulo de 24 a 26 de janeiro de 2013 o Indaba Nacional do Ar. Em seguida, ocorreu a escolha da Região-Sede e da Região-Sede alternativa para a realização da XXII Assembleia Escoteira Nacional, XXI Congresso Escoteiro Nacional e XX Fórum Nacional de Jovens em 2015. Três Regiões Escoteiras apresentaram candidatura: SP, MS e PA. E a Região de São Paulo foi eleita com a ampla maioria dos votos (57 votos), seguida por MS e PA. Para concluir passamos aos assuntos gerais, dentre eles apresentações de eventos escoteiros nacionais e internacionais que deverão acontecer nos próximos anos: Aventura Sênior Nacional em Pirenópolis/GO em julho deste ano, II Moot Interamericano em Parque Osório/RS na virada de 2013 para 2014, o XX Congresso Escoteiro Nacional, XXI Assembleia Escoteira Nacional e XIX Fórum Nacional de Jovens em Belo Horizonte/MG em maio de 2014, o VI Jamboree Nacional Escoteiro em Natal/RN em janeiro de 2015 e o Jamboree Mundial no Japão em julho de 2015. E, com destaque, a incorporação do Centro Cultural do Movimento Escoteiro à União dos Escoteiros do Brasil para se tornar um braço cultural da nossa instituição. Próximo ao meio-dia os trabalhos da sessão plenária foram oficialmente encerrados com a Canção da Despedida.

Eis que alguns de nós retornam agora mesmo para SP e outros deverão voltar mais tarde ou mesmo daqui a alguns dias. 




De maneira geral, a participação da nossa delegação foi bastante positiva, e como ouvimos de muitos durante o evento: o gigante adormecido acordou!




Câmbio, desligo!

:: 
:: Thiago Sampaio ::
Chefe da Delegação Paulista ao CEN/AEN/FNJ 2013 Recife/PE




sábado, 27 de abril de 2013

Relatos do XVIII Fórum Nacional de Jovens (25.04.2013) e XIX Congresso Escoteiro Nacional (26.04.2013)

Car@s,

Cerca de doze delegados da nossa delegação, incluindo eu, chegaram à Recife entre a tarde e a noite de quinta-feira, 26 de abril de 2013. O restante da delegação chegou durante todo o dia de sexta. 

A delegação de São Paulo conta neste Congresso Escoteiro Nacional com 34 congressistas, dentre 20 delegados (eleitos na última Assembleia Escoteira Regional), 2 membros do CAN (Sonia Jorge e Castrianni) e 1 representante da Diretoria Regional (Lívio), além dos observadores (congressistas de SP presentes também, mas que não são delegados) e nosso executivo regional, Davi Marcel.



Na quinta-feira, 25 de abril de 2013, tivemos a primeira sessão do XVIII Fórum Nacional de Jovens, das 18h00 as 23h00. A delegação de São Paulo esteve representada pelos delegados titulares eleitos no último Fórum Regional de Jovens de SP, Fernando Donatti (Feiju) e Ivan Valente, e por mim, delegado suplente, porque o outro delegado titular, Caio Augusto, só chegou na sexta.



Durante o Fórum tivemos a apresentação do Relatório 2012 do Núcleo Nacional de Jovens, a apresentação dos raio-x nos 13 Núcleos Regionais presentes (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF, GO, PE, RN, PI, BA, MA), e as apresentações dos candidatos aos cargos de Comunicador (Erick da Hora de PE, Sergio Silva do RN e Betina Bruel do PR) e Coordenador (Mariana Bastos do RJ) do Núcleo Nacional. As  eleições ocorrerão na segunda sessão do Fórum no sábado, final da tarde. Após o coffee-break, discutimos e aprovamos as revisões da Carta de Natal, elaborada no Encontro Nacional de Jovens 2012 realizado em Natal/RN. Esta Carta trata sobre três temas que a Rede Nacional de Jovens entende que nossa instituição deve discutir em todos os seus níveis: Escotismo e Gênero, Escotismo e Homofobia e Escotismo e Organização Institucional. Em seguida, o Núcleo Nacional apresentou para apreciação da plenária o documento de  Missão, Visão e Valores da Rede Nacional de Jovens, construído coletivamente também no Encontro Nacional de Jovens do ano passado. Documento aprovado por unanimidade. Por fim, Cris Ritt do RS, ex-coordenadora do Núcleo Nacional e atual membro do CAN, fez a apresentação do ebook sobre a história dos 10 anos da Rede de Jovens, que será lançado oficialmente durante a plenária da Assembleia Escoteira Nacional no sábado à tarde e disponibilizado online para acesso público no sábado à noite.




Neste sábado, 26 de abril de 2013, os trabalhos começaram cedo, às 08h30 da manhã. Nossos delegados se dividiram nas oficinas oferecidas, sempre com um responsável por fazer um breve relatório a ser compartilhado com os demais. Dentre as oficinas tivemos os Encontros das Modalidades do Ar e do Mar, JOTA/JOTI, Organizando eventos regionais, Ciclo de Programa no Ramo Escoteiro, Sistema de Patrulha do Ramo Sênior, Fogo de Conselho, Proteção Infantil, Mensageiros da Paz, Conferência "O mundo que queremos", Sigue Regional e Marco Simbólico no Ramo Lobinho. Além das reuniões do Conselho de Administração Nacional (CAN), onde estiveram presentes nossos conselheiros Castrianni e Sonia Jorge e Patricia Diniz (representante da Área Sudeste) e ouvintes, a reunião do Conselho Consultivo (da DEN com as Diretorias Regionais), onde esteve presente nossa Diretoria Regional em peso, e reuniões das equipes nacionais (Imagem e Comunicação, Relações Institucionais e Relações Internacionais), as quais, contam todas eles, com membros de SP. 

Por fim, antes da Sessão Solene de Abertura, tivemos nossa primeira reunião oficial da delegação que contou com a presença de alguns candidatos ao CAN nas eleições deste ano para apresentação de seus perfis e propostas à nossa delegação.




Em seguida, tivemos a Sessão Solene de Abertura com a presença de várias autoridades civis e escoteiras, principalmente da Região Nordeste, complementada por um coquetel.





Após o coquetel, tivemos nossa segunda reunião oficial da delegação, momento em que discutimos como deverá ser nosso posicionamento na plenária de amanhã, sobretudo, quanto às eleições para o CAN, e do nosso candidato, Jonathan Govier.

Amanhã, sábado, 27 de abril de 2013, os trabalhos recomeçam as 07h30 da manhã, com a primeira convocação da 1ª sessão plenária da Assembleia Escoteira Nacional. Amanhã, além das eleições para o CAN, Comissão Fiscal e Comissão de Ética e Disciplina Local, teremos o momento mais aguardado por muitos de nós: o lançamento da nova vestimenta escoteira, às 14h30.

Alerta! Curta essa página para saber tudo sobre o lançamento da nova vestimenta escoteira! Será amanhã, sábado, dia 27 de abril, a partir das 14h30 (clique na imagem abaixo):



Quer saber quem são os candidatos ao CAN, Comissão Fiscal e Comissão de Ética e Disciplina Nacional às eleições deste ano? 

Até amanhã!

:: 
:: Thiago Sampaio ::
Chefe da Delegação Paulista ao CEN/AEN/FNJ 2013 Recife/PE