sábado, 28 de abril de 2012

XVIII Congresso Escoteiro Nacional - 28 de abril de 2012

O trabalho de hoje, sábado (28/04/2012), Dia do Escoteiro do Ar, começou cedo, às 08h00 da manhã, com a participação no Seminário de Métodos Educativos, coordenado pelo atual Diretor de Métodos Educativos (Programa Educativo + Gestão de Adultos) da UEB, Alessandro Vieira, onde houve uma apresentação do panorama geral da atual sistemática de progressão pessoal da UEB após sua conclusão este ano, com o lançamento oficial do material do Ramo Pioneiro. Além da atualização do material da Gestão de Adultos. Com o sistema, enfim completo, após 20 anos, desde as primeiras discussões sobre a MACPRO, posso dizer com certeza que nossa instituição agora tem uma base sólida para a prática do Escotismo no Brasil, em seus diversos níveis, e que leve ao crescimento da União dos Escoteiros do Brasil, tanto em efetivo quanto em relevância social.

Logo mais, devem ser lançados guias de insígnias internacionais, a da Lusofonia e a do Mercosul, que poderão ser conquistadas pelos jovens no lugar da Insígnia Mundial do Meio Ambiente.














Outro ponto que merece destaque é que dentro de 20 dias teremos à venda na Loja Escoteira Nacional  mapas de progressão pessoal individual para que o jovem possa visualizar sua trajetória de conquistas dentro do Ramo de maneira simples e prática.















Apesar da delonga, enfim nossa instituição avança no rumo certo, ao menos em relação aos seus métodos educativos, com as devidas atualizações que deverão ser feitas ao longo tempo para que o trabalho entregue não se torna "letra morta", e hoje as nossas Unidades Escoteiras Locais estão aparelhadas, ao menos didática e pedagogicamente,  dentro da metodologia escoteira, para a prática de um Escotismo de qualidade que não pare no tempo.


Em seguida, nossa delegação paulista se dividiu para poder participar de todas as Oficinas que ocorreram simultaneamente. Na primeira rodada, participei da Oficina sobre Imagem e Comunicação, coordenada pela Comissão Nacional de Imagem e Comunicação (CNIC), onde na primeira parte foi apresentando o Manual de Identidade Visual (MIV) da UEB, disponível em PDF, as propostas de normalização de uso da marca em publicações oficiais, digitais e impressas, produtos e literatura. Na segunda parte, houve um breve exercício de como o Escotismo lidar com a imprensa, especialmente em termos de imagem veiculada sobre nossa instituição. Sendo todo o o ferramental disponibilizado no site da UEB Nacional no link abaixo:
http://escoteiros.org.br/downloads/marca.php


Por fim, foi divulgado o II Encontro Nacional de Comunicação Escoteira, que ocorrerá em setembro de 2012, em Brasília.

P.S.: Na oficina sobre Imagem e Comunicação tínhamos um representante do Escotismo da França e o vestuário escoteiro dele era muito legal. Se a atualização fizer algo parecido com o que existe na França, nossos jovens certamente vão gostar muito.


Após a parada para o almoço, participei da Oficina da Modalidade do Mar, momento em que foi apresentado pelo atual Coordenador Adjunto Nacional da Modalidade do Mar, André Torricelli (RJ), o relatório anual 2011 e projetos 2012 da CONAMAR (Coordenação Nacional da Modalidade do Mar), onde pudemos trocar experiências das práticas das Modalidade do Mar e do Ar. Havia representantes de SP, RJ, PA, RS, MA e do Centro Cultural de Memória Escoteira (CCME). No final, fiz um chamado junto aos Grupos Escoteiros do Mar presentes para se juntar ao trabalho desenvolvido pela Modalidade do Ar, para que assim possamos nos fortalecer nos níveis regional e nacional. Proposta aceita unanimemente e de forma calorosa por todos os presentes. Além disso, conclamei e distribui material de divulgação aos GEMAr's para participar do Aerocampo 2012, na AFA, Pirassununga/SP. Muitos GEMAr's se entusiasmaram com a ideia e alguns deles se comprometeram a enviar delegações.



Passado o coffee-break, tivemos a última oficina do dia. Participei da Oficina da Modalidade do Ar, coordenada pelo Chefe Luiz Salgado Klaes, atual Coordenador Nacional da Modalidade do Ar (CONAAR). Apesar do quorum reduzido, onde tínhamos representes do Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina (diferentemente da Oficina da Modalidade do Ar que teve a sala lotada), pudemos receber informações muito importantes sobre o trabalho que foi desenvolvido pela CONAAR em 2011 e seus projetos para os próximos anos. Chefe Klaes foi confirmado pela próxima Diretoria Executiva Nacional que assume o mandato nesta Assembleia Nacional da gestão 2012-2015, como o Coordenador Nacional da Modalidade do Ar para os próximos três anos. Chefe Klaes relatou CATAr realizado na região do Tocantins em 2011, com apoio da DEN, a elaboração de material da Modalidade do Ar para os novos guias de progressão pessoal dos Ramos Escoteiro e Sênior, e a elaboração do documento-base e distintivo comemorativo (o qual deverá estar à venda na Loja Escoteira Nacional dentro de um mês) para as comemorações dos 100 anos do Escotismo do Ar no mundo, com informações conseguidas e validadas por documentos oficiais da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), por meio de uma meia-irmã sua que faz doutorado na Inglaterra.


Chefe Klaes também falou sobre o processo de atualização do vestuário escoteiro que deve acontecer em 2012, sendo que os uniformes das Modalidades do Ar e do Mar permanecem em suas cores, por conta da estilista responsável pelo projeto, patrocinado pela FIESP, afirmar que nossos uniformes de Modalidade são bens atuais em relação as cores. As únicas mudanças que teremos para o vestuário da Modalidade do Ar será uniformes com cortes femininos para as mulheres, a calça que vira bermuda (azul-marinho), a retirada das passadeiras da camisa azul-mescla e a possibilidade de camisas azul-mescla de manga comprida para escoteiros do ar de climas mais frios ou para ocasiões especiais. Algo que deverá ser divulgado e normatizado em breve. Chefe Klaes também relatou que em breve será feito um levantamento pela DEN de cadastro das Coordenações Regionais da Modalidade do Ar, e deverá ser publicado um livreto sobre "como fundar um Grupo Escoteiro do Ar", o qual será elaborado com ampla consulta e colaboração das Coordenações Regionais do Ar.


Ademais, Chefe Klaes falou sobre a comemoração dos 75 anos da Modalidade do Ar no Brasil (Jubileu de Platina) em 2013, e informou que deverá ser elaborado um documento-base, tal qual o que tivemos este ano para o Centenário dos Escoteiros do Ar no mundo, inclusive com sugestão de programação de acampamento a ser feitos nos níveis local ou distrital, como acontece no ELO. Ficou encaminhado a abertura de candidatura para Regiões que estejam dispostas a sediar e organizar um Encontro Nacional de Chefes do Ar (ENCA) e um Aerocampo Nacional em 2013 para celebrar o Jubileu de Platina.
Ao final, também aproveitei para fazer um breve relato do trabalho que está sendo feito em SP pela CMASP, entregando uma cópia ao Chefe Klaes do nosso Relatório Anual, bem como a divulgação do CATAr de Chefes e do Aerocampo que acontecerão em SP em 2012. Informações recebidas com muito entusiasmo pelos presentes, com o comprometimento de MG em participar do nosso Aerocampo deste ano.


Para encerrar o sábado, as 21h00 aconteceu o tradicional jantar festivo do Congresso, com a apresentação de um cantor local, num clima agradável e descontraído de confraternização entre os Congressistas.




Agora nos resta descansar, pois amanhã, domingo, nosso último dia de trabalho, as atividades começam bem cedinho, às 07h30 da manhã: a plenária da XIX Assembleia Escoteira Nacional.



Mais fotos em:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.322015251200823.76247.100001770534359&type=3


:: Voar!

:: Thiago Sampaio ::
Delegado de SP ao XVII Fórum Nacional de Jovens Líderes
Delegado de SP a XIX Assembleia Escoteira Nacional

2 comentários:

  1. Parabéns Thiago pelo belo trabalho que você está realizando.Soraya 101ºGEAR SUBOFICIAL PALMEIRA

    ResponderExcluir
  2. Vamos continuar trabalhando pelo engrandecimento da Modalidade do Ar.
    Esperamos trazer o ENCA 2013 para São Paulo.
    Marcos Aurélio
    Coordenador Regional da Modalidade do Ar

    ResponderExcluir