terça-feira, 16 de outubro de 2012

Aerocampo 2012 na AFA: Boletim 3






AEROCAMPO SP 2012
02 a 04 de novembro de 2012
Academia da Força Aérea (AFA)
Pirassununga/SP



BOLETIM 3

O que trazer?
  • Uniforme/Traje Escoteiro Completo
  • Documento de identidade e credencial da UEB
  • CNH válida (no caso de motoristas)
  • Material individual para acampamento de 03 dias (vestuário, material de higiene, material para tomar banho, material para dormir, agasalho)
  • Kit papinha (prato, caneca, talheres de plástico ou de metal)
  • Cantil ou garrafinha de água
  • Lanterna e pilhas reserva
  • Capa de chuva
  • Protetor Solar
  • Repelente
  • Máquina fotográfica e pilhas reserva ou carregador (opcional)
  • Barraca (por patrulha)
  • Lampião à pilha ou bateria (por patrulha) – não pode ser à gás
  • Bandeira do Estado, Tropa, Grupo (opcional)
  • Distintivos para trocar (opcional)
P.S.: Todo o material deverá estar devidamente identificado e envolvido em sacos plásticos.
  
ERRATA: Concurso de Fantasias “Demoiselle”
1. Cada GE poderá participar com apenas um representante.
2.  As fantasias deverão ter como tema o evento Aerocampo, Aviação ou Escotismo em geral.
3. Serão eleitas e premiadas as melhores fantasias nas seguintes categorias:
a) Fato Histórico; b) Originalidade; c) Alegria.
4. Todos os GE's participantes do Concurso de Fantasias “Demoiselle” somarão pontos na contagem geral do evento, proporcionalmente à classificação no concurso.
5. A torcida mais animada também somará pontos na contagem geral.

 ATENÇÃO RAMO PIONEIRO!
Haverão atividades especiais para o Ramo Pioneiro durante o Aerocampo. Prepararem-se!

 INTERCEPTOR 2012 (Quizz) – Regulamento

  1. Cada grupo escoteiro poderá participar com 1 equipe de 1 a 2 integrantes.
  2. As inscrições devem ser efetuadas o mais breve possível (após o início do acampamento), sendo o limite para a inscrição e eventuais alterações na equipe até 01 hora antes do evento. Procurar chefe Mano 234º/SP
  3. Cada equipe pode ser formada por integrantes dos ramos Escoteiro, Sênior e Pioneiro, sendo que no caso de Pioneiro/a o limite é de 1 representante por grupo escoteiro.
  4. Os integrantes da equipe devem pertencer ao grupo escoteiro que eles estão representando.
  5. As equipes que chegarem após o início do INTERCEPTOR, perderão o direito de resposta das perguntas já realizadas.
  6. A competição será dividida em 5 Baterias, sendo que na 1ª todas as equipes participam, na 2ª às 15 melhores classificadas, na 3ª as 10 melhores classificadas, na 4ª as 08 melhores classificadas e na 5ª e última as 05 melhores equipes classificadas disputam o título de Campeã do INTERCEPTOR 2012.
  7. As baterias terão de 5 a 10 perguntas por equipe com tempo limite para serem respondidas que será anunciado junto com a questão. E ao final de cada Bateria os pontos são zerados.
  8. As questões serão formuladas de maneira que as respostas sejam dissertativas ou com alternativas, podendo ter imagem e/ou sons, de dificuldades variadas.
  9. As respostas deverão ser curtas e objetivas. Nas alternativas somente uma resposta estará correta. Erro gramatical será levado em consideração.
  10. Uma vez entregue a folha de resposta, esta só poderá ser analisada pelos competidores no término da competição. Não serão aceitas rasuras na folha de respostas.
  11. No caso da torcida se manifestar durante o Interceptor relatando alguma resposta,                     a questão será anulada para os seus representantes, na segunda vez a bateria será anulada para os seus participantes e na terceira vez a equipe é desclassificada.
  12. As respostas certas valem 10 pontos e as com mais de 50% de acerto valem 05, sendo a análise de acerto ou não da questão de responsabilidade da equipe julgadora, cuja decisão é incontestável.
  13. Em caso de empate ao término das baterias, o desempate será dado por questões que serão sorteadas e deverão ser respondidas oralmente, vencendo a patrulha que abrir um ponto de vantagem para outra equipe (pênaltis). 
  1. Haverão prêmios para os dois primeiros colocados.
  2. As questões estão sendo fornecidas previamente, porém o participante precisa saber identificar visualmente e auditivamente o que ele está estudando, para que possa responder as questões onde forem utilizadas imagens e sons.
  3. As questões entregues representam 90% da competição, questões sobre escotismo em geral (história de BP, sinais de pista, nós, etc) não estão inclusas, porém podem ser utilizadas.

ATENÇÃO: CONFIRA AS PERGUNTAS E RESPOSTAS (PARA ESTUDAR) DO QUIZZ INTERCEPTOR 2012 NO ANEXO PERGUNTAS INTERCEPTOR 2012!

TORA (Torneio de Aeromodelismo)

TORA 2012 – Regulamento

CATEGORIAS

P1
Planador de plástico, isopor, balsa até 60cm envergadura, lançado à mão
P2
Planador de plástico, isopor, balsa até 60cm envergadura, catapultados (estilingue)
C1
Planador rebocado à cabo, com cabo máximo de 50 metros.
E1
Aeromodelo com motor à elástico (tipo wakefield), com envergadura até 50 cm, lançado à mão
E2
Aeromodelo com motor à elástico (tipo wakefield), com envergadura acima 50 cm, lançado à mão
E3
Aeromodelo de isopor com motor elástico, tipo "peninha", lançado à mão
Z
Aeromodelo de papel (dobradura), sem parte metálica


Da construção e ajuste dos modelos

1.       Os aeromodelos não deverão conter peças metálicas em sua construção, com a possível exceção do trem de pouso e do suporte, gancho e eixo para o elástico, contrapeso para ajuste do CG, quando absolutamente necessários;
a.       Nas categorias E1 e E2, as hélices deverão ser do tipo “roda livre” de plástico ou madeira, e não poderão ser dobráveis;
b.      O contrapeso deverá ser firmemente fixado ao modelo com cola adequada, sem risco de soltar-se;
c.       Na categoria E3 não será aceita modificação que altere as características básicas do modelo fornecido, exceto reparos;
d.      Na categoria C1 o cabo de reboque deve ser de algodão (cordonê) ou nylon, com comprimento máximo de 50m (recomenda-se 20 metros). Próximo à argola de engate deve ser fixada uma bandeira de tamanho aproximado 10x c 15cm, de tecido leve e cor viva.
e.      Na categoria Z deverá ser utilizado papel sulfite no tamanho máximo A4;
2.       Os aeromodelos serão verificados quanto à segurança do público e demais participantes, podendo ser desclassificado – e impedido de voar – caso apresente risco;
3.       Os aeromodelos deverão ser construídos e ajustados pelo próprio competidor, eventualmente com a participação de sua patrulha, ressalvando que o mesmo modelo não pode ser utilizado por mais de um competidor, nem mesmo como reserva;
4.       Cada participante poderá competir com um modelo reserva, respeitada a regra acima;
5.       Para a categoria P2, o comprimento do estilingue/catapulta é livre, devendo porém ser lançado das mãos do competidor sem auxílio externo ou qualquer extensor do comprimento do elástico;
6.       Em qualquer categoria, caso o histórico de vôo o recomende, o competidor deverá utilizar o destermalizador, e o modelo deve ser ajustado para curvar sem sair do campo de lançamento;

Da inscrição

7.       Caso haja menos de três competidores para qualquer categoria, a mesma será eliminada da competição;
8.       A inscrição deve ser feita até 20 horas do domingo, dia 3 de novembro, devendo os modelos ser apresentados para revisão de segurança e conformidade com as regras;
a.       As categorias E3 e Z não precisam apresentar seus modelos antecipadamente;
b.      A inscrição para a categoria C1, E1 e E2 deverá ser feita até o dia 28 de outubro de 2012,               pelo e-mail aerocampo2012@gmail.com (colocar no assunto: TORA – Nome / Numeral do Grupo / Estado), com a confirmação da inscrição e apresentação do modelo até 20 horas do domingo, dia 3 de novembro de 2012;
9.        O competidor deverá estar no campo de lançamento desde o horário de início das competições, perdendo seu lançamento caso não atenda ao chamado;
10.   Todos os escoteiros e seniores inscritos no Aerocampo estarão automaticamente inscritos na categoria E3, não necessitando de outra inscrição prévia;
11.   Os pioneiros estão restritos a participarem das categorias P2 e E2 e E3;

Da competição

12.   A competição, em todas as categorias, obedecerão ao critério de tempo de vôo, sendo cronometrado o tempo desde a saída da mão (ou catapulta) até o toque no chão ou outro obstáculo que impeça o vôo;
a.       No caso da categoria C1, o tempo será contado a partir do desengate do cabo rebocador;
13.   Serão desconsideradas as saídas falsas;
14.   Nas categorias com menos de 10 competidores inscritos, haverá três lançamentos por competidor, sendo considerado o melhor tempo;
15.   Nas categorias com mais de 10 competidores inscritos, haverá dois lançamentos por competidor, sendo considerado o melhor tempo; Os dez competidores com melhor tempo terão um lançamento adicional, prevalecendo o melhor entre os três tempos;
16.   As medições de tempo serão arredondadas para o décimo de segundo mais próximo;
17.   Em caso de empate, o primeiro critério de desempate será o tempo do segundo melhor lançamento; permanecendo empatado, haverá novo lançamento entre os competidores empatados, para desempate;
a.       A critério da organização, ocorrendo empate no lançamento não definitivo, poderá considerar ambos competidores qualificados aptos ao lançamento seguinte;
18.   Caso algum modelo não apresente condições de vôo, serão considerados os tempos anteriores como melhor tempo; caso não tenha ocorrido nenhum lançamento, o competidor será desclassificado;
19.   As tomadas de tempo são de responsabilidade exclusiva dos juízes, não podendo ser questionadas;
a.  Caso o juiz entenda que alguma tomada de tempo tenha sido prejudicada, o mesmo desconsiderará o lançamento e pedirá ao competidor que o repita, não importando o desempenho nem mesmo a razão, mesmo que o erro tenha sido por parte do juiz;
20.   Da premiação:
a.       Todos os competidores receberão o certificado de participação;
b.      Os três primeiros colocados em cada categoria receberão um certificado especial, com sua colocação;
c.       O primeiro colocado em cada categoria receberá um troféu;
21.   Quaisquer questões não abordadas neste regulamento e critérios dos juízes serão tratadas pela comissão organizadora, cuja decisão é soberana.

NORMAS DE CAMPO

Atitudes e Comportamento: O Aerocampo é um local de encontro, intercâmbio e amizade, o marco de valores propostos na Lei e Promessa Escoteira. Caso não se respeitem as normas ou instruções apresentadas pela Comissão Organizadora, será verificada, junto ao responsável pela Delegação, a medida apropriada a ser adotada, podendo, inclusive, culminar na exclusão do participante, do Aerocampo. Na hipótese de exclusão de um “jovem”, um adulto da delegação acompanhará o mesmo de volta à sua cidade de origem onde será entregue aos responsáveis legais. O jovem e/ou seu responsável legal respondem pelo pagamento de todas as despesas decorrentes de tal situação tanto relativas ao “jovem” quanto às do adulto que saiu do Aerocampo para acompanhá-lo.

Apresentação pessoal: nas cerimônias oficiais de abertura e encerramento, e quando se fizer necessário, deverá ser utilizado o uniforme ou traje escoteiro constante no P.O.R. Deverá ser de uso obrigatório durante todo evento o crachá de identificação e o lenço escoteiro.

Relações interpessoais: não serão permitidas atitudes, ações ou atividades que afetem a integridade dos participantes, sejam físicas, psíquicas, morais ou sua estabilidade emocional. Homens e mulheres deverão manifestar respeito mútuo e não demonstrar publicamente atitudes próprias da intimidade.

Objetos de valor: a organização do evento não é responsável pela guarda dos bens materiais dos participantes, portanto aconselhamos aos mesmos que identifiquem seus pertences e que os jovens deixem objetos de valor sob responsabilidade dos adultos que os acompanham. A organização do evento é responsável pela “segurança pessoal” dos participantes dentro da área destinada à realização do evento.

Danos e prejuízos: os participantes serão responsabilizados diretamente por eventuais danos e/ou prejuízos materiais causados à propriedade de terceiros por atos ou atitudes indevidas.

Furto ou roubo: é causa para exclusão do Aerocampo.

Cumprimento de horários: o cumprimento de horários é uma condição básica, particularmente nos casos em que sejam necessários traslados para fora da área do Aerocampo.

Fumo e consumo de bebidas alcoólicas: fumar será permitido em áreas pré-determinadas e será expressamente proibido consumir bebidas alcoólicas em todas as áreas do Aerocampo.

Posse e consumo de drogas: a posse e/ou consumo de drogas é penalizada por lei nacional. Qualquer participante que seja surpreendido com drogas, consumindo ou facilitando a outros, será excluído do Aerocampo e encaminhado às autoridades competentes.
Armas: aos participantes não é permitido o porte ou mesmo uso de qualquer tipo de arma, bem como de apontadores ou iluminadores a base de “Raio Laser”. O uso de faca e facão será limitado à necessidade de atividades específicas.

Fogueiras e iluminação: somente será permitido acender fogueiras em locais determinados para tal. A iluminação das áreas de acampamento poderá ser feita mediante a utilização de lampiões, obrigatoriamente à pilha ou bateria.

Saídas da área de acampamento: a permanência na área de acampamento e/ou de atividades será obrigatória durante todo o Aerocampo. Salvo em situações de urgência, as saídas não previstas na programação do Aerocampo deverão ser autorizadas pela Chefia de Campo ou pelo Comissão Organizadora, em conjunto com o Chefe da Delegação. No caso de “jovem” deverá haver também a concordância do responsável que o acompanha no evento.

Segurança: a segurança interna e externa à área de acampamento estará a cargo da FORÇA AÉREA BRASILEIRA. 

Comércio: somente será permitido comércio mediante autorização expressa da Comissão Organizadora do Aerocampo.

Uso de celulares, pagers, bips, etc.: somente será permitido o uso de celulares durante o intervalo das atividades, mediante autorização expressa da Chefia responsável. Será proibido o uso de pagers, bips, videogames e outros equipamentos eletroeletrônicos que possam comprometer o bom andamento das atividades.

Procedimentos não previstos: os membros da Comissão Organizadora do evento decidirão quanto a procedimentos não previstos no presente documento.

Contato
Quaisquer dúvidas entrar em contato pelo email aerocampo2012@gmail.com

Maiores informações em escoteirosdoardesp.blogspot.com 

:: VOAR!
:: COORDENAÇÃO DA MODALIDADE DO AR SÃO PAULO ::
CMASP

Clique aqui e baixe o boletim 3 do Aerocampo 2012.

Clique aqui e baixe o anexo com perguntas e respostas do Interceptor 2012.


INTERCEPTOR - AEROCAMPO

OBSERVAÇÕES



1.        Leiam atentamente as regras do Interceptor.

2.        As perguntas não necessariamente precisam ser efetuadas da maneira que se encontram neste documento. (Ex.: as respostas podem virar perguntas, etc...).

3.        Vocês devem saber o que estão estudando

(Ex.: na primeira questão em vez de perguntar podemos mostrar a foto e perguntar quem foi esta personalidade)

4.        Caso alguma resposta não esteja correta, os grupos que apresentarem antes da competição a devida resposta poderão utilizar tanto a correta quanto a que se encontra neste documento.

PERGUNTAS




HISTÓRICO

1.  Quem foi o Padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão? R: Foi um sacerdote, cientista e inventor nascido em Santos, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional (balão de ar quente), a que chamou de "passarola". Foi apelidado de o padre voador.

2.  Porque o dia do Aviador é comemorado no dia 23 de Outubro? R: Por que no dia 23 de outubro de 1906, Santos Dumont voa uma distância de 100 metros a 37 Km/h no campo de Bagatelle - França com o 14 BIS sendo reconhecido como o inventor do avião.

3.  Qual é o nome do 2º avião de Santos Dumont?   R: A Demoiselle, também conhecida como Libellule, que pesava 56Kg.

4.  Quem foi João Ribeiro de Barros? R: Foi um dos pioneiros na travessia do oceano Atlântico. Com o seu hidroavião (O Jahú) saiu às 04:30h de 28 de abril de 1927 de Praia na ilha de Santiago (Cabo Verde) e pousou triunfantemente às 17:00h em Fernando de Noronha.

5.  Na versão civil me chamo DC-3, na versão militar sou o .....    R: C 47 DOUGLAS

6.  Quando foi criado o Ministério da Aeronáutica no Brasil?    R: Em 20 de Janeiro de 1941.

7.  Qual o nome do 1° Grupo de Aviação de Caça brasileiro?    R: Senta a Pua

8.  Quais os 2 esquadrões brasileiros que voaram na II Grande Guerra Mundial? R: Esquadrão de caça Senta a Pua e a esquadrilha de ligação e observação.

9.  Quantos Aerocampos tivemos até hoje? R: Este Aerocampo de 2012 será o 15º a ser realizado (1990 / 1995 / 1996 / 1997 / 1998 / 1999 / 2000 / 2001 / 2003 / 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2009 / 2012), o primeiro ocorreu no Centro Técnico Aeroespacial em São José dos Campos.

10.  Quando ocorreu o Aerocampo em que os escoteiros foram transportados pelo principal avião para transporte pesado da FAB (Força Aérea Brasileira) C-130H (Hércules)? R: Em 2004 – Canoas. O transporte se deu de São Paulo ao Rio de Janeiro e do Rio para Canoas (ida e volta).

11.  Qual o significado da sigla ITA?    R: Instituto tecnológico de aeronáutica

12.  Qual o significado da sigla EMBRAER?    R: Empresa Brasileira de Aeronáutica

13.  Qual o significado da sigla INFRAERO?     R: Empresa brasileira de Infra-estrutura aeroportuária

14.  Qual o nome e quando foi criado o 1° GE do Ar no Brasil? R: Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, que foi criado em 28 de abril de 1938 no 5° regimento de Aviação do exército atual CINDACTA II (2º Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo), em Curitiba.

15.     Quem são os fundadores do Escotismo do Ar no Brasil? R: Major-Brigadeiro-do-Ar Godofredo Vidal, Marechal-do-Ar Vasco Alves Secco e Tenente Jayme Janeiro Rodrigues que no final de 1979 idealizou o CATAr - Curso de Adestramento Técnico do Ar.

16.     Quem é considerado o fundador e criador do Escotismo do Ar do mundo? R: O irmão mais novo de Baden Powell, o Baden Fletcher Smyth Baden-Powell por ter desenvolvido as primeiras atividades aéreas no Escotismo, em forma de pipas, sendo que algumas eram semelhantes a modelos de avião.

17.     Qual o nome do Ministro da Aeronáutica que baixou uma Portaria de apoio aos Escoteiros do Ar? R: Brigadeiro do Ar Nero Moura que determinou em 26 de julho de 1951 sob decreto n.º 262, que todas as Unidades da Força Aérea Brasileira dessem todo apoio aos grupos Escoteiros do Ar, o que acontece até os dias presentes.

18.     O que aconteceu no dia 20 de julho de 1969? R: O escoteiro da Pátria Neil Armstrong na Apollo 11 pisa na lua. A primeira equipe era formada por 53 astronautas dos quais 47 foram escoteiros.

19.     Qual título foi concedido a Santos Dumont pela Aeronáutica? R: A Lei 7.243 de 4 de novembro 1984, lhe concedeu o título de Patrono da Aeronáutica Brasileira.

20.     Quem foi a primeira mulher brasileira a pilotar sozinha um avião? R: É atribuído à Tereza de Marzo a primazia de ter sido a primeira mulher brasileira a pilotar um avião. Tereza e Anésia Pinheiro Machado são contemporâneas e colegas da mesma escola de aviação, em São Paulo. O vôo solo (sem a companhia do instrutor) de ambas aconteceu na mesma data, 17 de março de 1922. Tereza recebeu o brevet de nº 76

da FAI  (Federação Aeronáutica Internacional)  , em 8 de abril de 1922, Anésia, o de nº 77, no dia seguinte.

21.     Porque Santos Dumont assinava “Santos=Dumont”?  R: Em respeito as suas origens brasileira e francesa.

22.     Qual a atividade de Escoteiros do Ar mais antiga, documentada e fotografada? R: O vôo de uma pipa, em 10 de julho de 1909, empinada pelo Escoteiro Frank Taylor Slater.

23.     Em 1910 qual feito relevante fez o fundador do escotismo do ar do mundo? R: Baden Baden-Powell projetou, pilotou e voou seu próprio monoplano leve de autopropulsão denominado “O MIDGE”.

24.     Quando foi criado o distintivo da especialidade de aviador? R: Foi criado em dezembro de 1911, e poderia ser conquistado por escoteiros que participassem de um Curso composto por uma série de palestras sobre aeronáutica. O Curso contava com o apoio incondicional da Liga das Mulheres Aviadoras (WAL).

25.     Quando foi realizado o 1º Curso de Aviador para Escoteiros? R: Em junho de 1912, organizado pela Liga das Jovens Aviadoras quando é considerada a data de fundação da modalidade do ar.

26.     Quando ocorreu de fato o 1ª Encontro Internacional de Escoteiros do Ar? R: No IV Jamboree Mundial de 1933, realizado em Godolo/Hungria.

27.     Onde podemos encontrar Escoteiros do Ar sob a forma de Grupos, de Seções ou Programas Específicos? R: Nos seguintes países: África do Sul, Austrália, Bangladesh, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Chipre, Egito, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Hong Kong, Indonésia, Irlanda, Malásia, Países Baixos, Paraguay, Peru, Polônia, Reino Unido e Sudão.


FAMILIARIZAÇÃO AERONÁUTICA

28.     O que são aeróstatos?   R: São veículos mais leve que o ar. Ex: balões (sem propulsão), dirigíveis (com propulsão)

29.     Qual a classificação de um avião com 3 motores?   R: Trimotor

30.     Qual a classificação de um avião com 1 asa?   R: Monoplano

31.     Quais as quatro forças envolvidas no vôo?   R: Sustentação, peso, arrasto e empuxo ou tração.

32.     Em quantas partes se divide o fluxo de ar para gerar a força de sustentação? R: Em dois fluxos que percorrem velocidades diferentes. O fluxo que passa por cima da asa por ser mais veloz cria uma pressão menor que o fluxo que passa por baixo. Esta diferença de pressão “puxa” a asa para cima.

33.     Quais são os eixos de controle de uma aeronave? R: Eixo transversal ou de arfagem (produzido pelos profundores quando se move o manche para frente – picando ou para traz – cabrando), Eixo Longitudinal ou rolagem (produzido pelos ailerons quando se move o manche para direita ou esquerda) e Eixo Vertical ou de Guinada (produzido pelo leme de direção quando se movem os pedais).

34.     Por qual ponto passam os eixos de controle da aeronave?   R: Pelo centro de gravidade (CG)

35.     Quais os três tipos de passos de hélices?   R: Passo Fixo, passo Ajustável e passo Controlável.

36.     Que é passo bandeira? R: E empregado em caso de pane no motor ou motor desligado (por exemplo: economia de combustível) para que a hélice não exerça tração e minimize ao máximo o arrasto.

37.     Que é passo reverso?   R: E utilizado para reduzir o comprimento de pista necessário para o pouso, freia a aeronave.

38.     Cite pelo menos 2 tipos de motor aeronáutico.   R: Turbo-Jato e Turbo-Fan

39.     Qual o motor aeronáutico mais econômico?   R: Turbo-Fan

40.     Que é reverso do motor? R: Reverso do motor ajuda a frear a aeronave no pouso.

41.     Quais os 2 tipos de combustível mais empregados em avião?   R: Gasolina de aviação e querosene de aviação.

42.     Quais os 2 tipos de compartimento do piloto?   R: Nacele ou Cockpit e Cabine.

43.     Que instrumento indica a altitude do avião?   R: Altímetro.

44.     Dê um exemplo de aeronave com estrutura tubular.   R: Aero Boero.

45.     Que é o bordo de ataque?   R: Região onde o fluxo de ar de divide para gerar a sustentação.

46.     Que é o dorso ou extradorso?   R:  Superfície da asa que fica voltada para o céu.

47.     Que é envergadura?   R: Distância entre as duas pontas de uma asa.


48.     Qual a função dos ailerons?   R: Superfícies de controle responsáveis pelo movimento de rolagem.

49.     Qual a superfície móvel que se aloja no estabilizador vertical? R: Leme de direção

50.     Qual a superfície móvel que se aloja no estabilizador horizontal?  R: Profundores

51.     Quais os 3 tipos de trem de pouso?   R: Trem de pouso Fixo, Trem de pouso retrátil e trem de pouso escamoteável.

52.     Que é VTOL?   R: Vertical take off and landing (pouso e decolagem vertical)

53.     Que é estolagem ou estol? R: Estol é a perda de sustentação em vôo, ocorre quando o fluxo de ar que corta a asa deixa de ser laminado e passa a ser turbulento.

54.     Que é deriva? R: É o desvio que a aeronave sofre devido à força do vento ou também o nome substituto da empenagem ou cauda.

55.     O pouso de uma aeronave deve ocorrer contra ou a favor do vento? Por que? R: Contra o vento para que o avião não corra o risco de ser arrastado por uma rajada de vento inesperada.

56.     Que instrumento do aeródromo indica a direção do vento?   R: A Biruta, o cone ou o T de aterragem.

57.     Qual a diferença entre aterrissagem e amerrissagem?  R: Um é na terra e o outro na água (mar).

58.     Qual instrumento posicionado no exterior da aeronave tem a função de captar as pressões estática e dinâmica para as leituras do altímetro, velocímetro, variômetro ou climb e machímetro? O Tubo de Pitot.


HELICÓPTEROS

59.     Que outro nome recebe uma aeronave de asa rotativa? R: Helicópteros.

60.     Como se embarca e desembarca num helicóptero? R: Pelo lado mais baixo do terreno e de preferência pela frente da aeronave para que o piloto possa visualizá-lo.

61.     Qual a função do rotor de cauda ou rotor secundário? R: Equipamento que evita o giro da fuselagem em sentido contrário ao do rotor principal.

62.     O que é auto-rotação?  R: É um dispositivo que garante ao helicóptero a capacidade de manter suas pás girando em caso de falha do motor.

63.     Os helicópteros tem asas?  R: Sim, as suas pás de hélice são conjunto de asas rotativas que produzem a força de sustentação.

64.     Quantas pás tem um helicóptero?  R: Podem variar de 2 à 6 por aeronave.

65.     O  que  é  rotor  de  cauda  tipo  “fenestron”?  R:  É  um  rotor  que  foi  reduzido  a  uma  ventoinha  de  13  lâminas  embutida  na  deriva  da

cauda, reduzindo a emissão de ruídos e tornando o dispositivo de rotor de cauda mais seguro.



PLANADORES

66.     Como os planadores podem ganhar altitude? R: Com o auxilio de correntes de ar ascendente que normalmente se formam abaixo das nuvens Cúmulus ou entre massas de ar quente e fria.

67.     Como os planadores devem ser estacionados em relação ao vento? R: Devem ser posicionados de maneira que os ventos venham a atingí-los na diagonal, entre a cauda e a ponta da asa posicionada no solo. Esta ponta deve ser lastreada, ou seja, permanecer com peso sobre ela.

68.     Qual a velocidade limite do vento para lançamento?   R: A velocidade limite para lançamento e de 20 Kts (nós) aproximadamente 37 Km/h.

69.     Que sinal do planador indica que ele está com alguma pane? R: Asas balançando com spoiler aberto.



IDENTIFICAÇÃO DE AVIÕES

70.     Qual o significado da sigla "AMFCO"?   R: Asas, Motores, Fuselagem, Cauda e Outros.

71.     Qual o nome do desenho que mostra uma aeronave em 3 ângulos diferentes?   R: Silhuetas

72.     Dê um exemplo de avião de treinamento.   R: T-27 Tucano

73.     Dê um exemplo de avião de caça.   R: F-5 Tiger

74.     Dê um exemplo de avião de carga.   R: C-130 Hercules

75.     Dê um exemplo de avião de patrulha.   R: P-16 Tracker ou P-95 Bandeirulha

76.     Dê um exemplo de avião de ataque.   R: A-1 AMX

77.     Dê um exemplo de avião de transporte de autoridades.   R: Vc-96 Boeing 737-200

78.     Dê um exemplo de helicóptero.    R: UH-50 esquilo

79.     Quais os prefixos para aeronaves civis brasileiras?   R: PT, PP, PR ou PU.

NAVEGAÇÃO AÉREA

80.     Qual a diferença entre aeródromo e aeroporto? R: Aeródromo e uma área de pouso e decolagem de aviões, sem infra-estrutura para embarque e desembarque de passageiros e cargas. Já os aeroportos têm infra-estrutura de embarque e desembarque de passageiros e cargas.

81.     Qual a diferença entre altura e altitude? R: Altura é a distância de um ponto na atmosfera até o solo e altitude é a distância de um ponto da atmosfera ate o nível do mar.

82.     Como é feito o cálculo de autonomia de uma aeronave? R: Combustível até o destino, mais, combustível até o aeródromo alternativo, mais, 45 minutos de vôo.

83.     Que é velocidade de cruzeiro?   R: Velocidade na qual o consumo de combustível e o mais econômico possível.

84.     Que é uma aerovia?   R: São rotas de vão definidas e controladas, providas de auxilio de navegação.

85.     Qual a diferença entre NV e NM? R: NV (Norte Verdadeiro) é onde se encontram os meridianos terrestres e NM (Norte Magnético) é o Norte indicado pela agulha da bússola.

86.     Que é DM?   R: Declinação Magnética é o ângulo entre o Norte Magnético e o Norte verdadeiro.

87.     O que são linhas isogônicas?   R: São linhas tracejadas que descrevem pontos de mesma declinação magnética.

88.     Quando a visibilidade diminui ou as tempestades se aproximam, entro em ação. Meu nome é?   R: Radar.

89.     Qual o significado da sigla CENIPA?   R: Centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.

90.     Qual o significado da sigla ANAC?   R: Agência Nacional de Aviação Civil.

91.     Quando sou acionado, lanço o piloto para fora do avião. Meu nome é?   R: Assento ejetável.

92.     Qual a freqüência mundial de salvamento?   R: 121.5 MHz

93.     Qual o significado do seguinte código METAR: METAR SBSJ 281200Z 03005KT 9999 FEW025 23/17 Q1021? R: METAR (observação meteorológica) SBSJ (Sul Brasil São José dos Campos) 281200Z (dia 28 e 12 horas zulu) 03005KT (direção do vento 30º e velocidade de 05 nós) 9999 (visibilidade acima de 10Km) FEW025 (pouca nebulosidade e base das nuvens à 2500 pés) 23/17 (temperatura do ar de 23º e ponto de orvalho de 17º) Q1021 (valor da pressão atmosférica de 1021 hPa – hectapascal).

94.     O que é MN?  R: Milha náutica que é a unidade de medida mais utilizada em navegação aérea. 1NM=1’=60”=1,852Km.

95.     Em uma WAC (carta aeronáutica mundial) o que significa SBP, SBD e SBR? R: Sul Brasil Proibido, Sul Brasil Perigoso (Danger) e Sul Brasil Restrito.

96.     Em uma WAC o que significa um número em negrito 72?   R: Significa a altitude daquela região, no caso 7200 pés (1 pé = 0,3048m).

97.     Quais os processos de navegação que existem? R: Visual ou por contato ou praticagem, estimada, radio ou radionavegação, eletrônica, celestial e por satélite.


METEOROLOGIA

98.     Qual a principal diferença entre névoa e nevoeiro? R: A névoa tem turvação atmosférica menos intensa que nevoeiro que não reduz a visibilidade a menos que 1 km, já o nevoeiro reduz a visibilidade a menos que 1 km.

99.     Por que uma nuvem não pode ser considerada uma névoa ou nevoeiro? R: Por que as nuvens estão acima de 30 metros e os nevoeiros estão sempre abaixo de 30 metros.

100.  Qual a diferença entre granizo e saraiva?   R: A saraiva tem uma precipitação de gelo maior acima de 5mm.

101.  Que nuvem dá origem à formação de tempestades?   R: Cumulonimbus (Cb).

102.  Qual o significado da sigla CAVOK no METAR?   R: CAVOK (Clear and visibilit OK) tempo excelente para vôo, céu de brigadeiro.

103.  O que registra uma SIG WX PROG?   R: É uma previsão geral do tempo que mostra os principais fenômenos de vôo.

104.  O que registra uma WIND ALOFT PROG?   R: Indica a intensidade, direção e temperaturas dos ventos.

105.  Quantas famílias de nuvens existem?   R: Quatro famílias (altas, médias, baixas e de grande desenvolvimento vertical).

106.  Quais os 3 tipos de nuvens da família de Grande   Desenvolvimento Vertical?   R: Cúmulus, grande Cúmulos e Cumulonimbus.

107.  Cite pelo menos 3 tipos de nuvens.   R:   Stratus, Cirrus, Cúmulos, Altostratus, etc...

108.  As nuvens stratus indicam...?   R: Indicam chuvisco

109.  Cite 2 exemplos de sinais de bom tempo?   R: Movimento intenso de pássaros e visibilidade elevada, ausência de nuvens baixas.

110.  Cite 2 exemplos de sinais de mau tempo? R: Presença de nuvens baixas, ausência de pássaros, rajadas de vento multidirecional e sem rumo, movimento intenso de mosquitos no interior de edificações, etc...

ASTRONOMIA

111.  Que é uma carta celeste?   R: É uma representação significativa das constelações avistadas no céu.

112.  Qual a diferença entre estrelas e planetas? R: Planetas são astros sem luz própria que se movimentam em tomo do sol e as estrelas são corpos celestes brilhantes formados a partir de nuvens de gás.

113.  Que são estrelas múltiplas?   R: Duas ou mais estrelas, com um centro gravitacional comum que a olho nu parecem ser uma única estrela.

114.  Quantas e quais são as fases da lua?   R: São 4: Lua Nova, Lua Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante.

115.  Cite duas constelações que revelam a linha N-S.   R: Orion, Escorpião.

116.  Quantas constelações formam a Bandeira Nacional?   R: A Bandeira nacional e formada por 9 constelações.

117.  O que é o movimento de Rotação?    R: É o movimento que a terra faz em seu próprio eixo.

118.  O que é o movimento de Translação?   R: É o movimento que a Terra faz em torno do sol.

119.  O que é latitude? R: São linhas imagináveis horizontais que representam a distância em graus de um ponto qualquer na superfície da Terra até a linha do equador. Pode ser Norte ou Sul.

120.  O que é longitude? R: São linhas imagináveis Verticais que representam a distância em graus de um ponto qualquer na superfície da Terra até o Meridiano de Greenwich. Pode ser Leste ou Oeste.

121.  Em quantos fusos horários a Terra foi dividida?   R: Em 24 fusos.

122.  O que é um eclipse?   R: É o sombreamento do sol ou da lua causado pelo alinhamento dos mesmos com a Terra.



RÁDIO-COMUNICAÇÕES

123.   Cite 2 tipos de emprego do rádio.   R: Ligações Ar-Terra, Terra-Ar, Elementos móveis, operação de busca e salvamento.

124.   Cite 2 causas de má recepção.   R: Equipamento muito próximo a fios de alta tensão, equipamento entre prêmios, montanhas ou árvores

125.   Qual o significado da sigla JOTA?   R: Jamboree on the Air

126.   Pronuncie... no alfabeto fonético. R: Alfa, bravo, Charlie, delta, eco, foxtrot, golf, hotel, India, Juliet, kilo, lima, mike, november, Oscar, papa, Quebec, Romeo, sierra, tango, uniform, Victor, wiskey, yankee, xray, zulu.

127.   Qual o significado da sigla QAP no código Q?   R:   Na escuta

128.   Qual o significado da sigla QTL no código Q?   R:   Qual o seu Rumo Verdadeiro?

129.   Qual o significado da sigla TKS no código Q?   R:   Obrigado


PÁRA-QUEDAS

130.   Qual os 2 tipos de pára-quedas existentes?   R: Circular e retangular.

131.   Quais são os tipos de aberturas possíveis?   R: Automático, semi-automático e comandado.

132.   Que é Zona de Lançamento?   R: É o local selecionado para aterrisagem dos pára-quedas.

133.   Cite pelo menos uma condição de salto.   R: Porte obrigatório de pára-quedas reserva.

134.   Que é razão de planeio?   R: É a relação de deslocamento horizontal para deslocamento vertical.

135.   Cite e explique um exemplo de pane em pára-quedas.   R: Pane total fenômeno no qual o pára-quedas principal não abre.



ESQUADRILHA DA FUMAÇA

136.  Quando foi criado o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) popularmente chamado de Esquadrilha da Fumaça? R: Oficialmente ela foi criada no dia 14 de maio de 1952 com a primeira demonstração na Escola de Aeronáutica – Afonsos - Rio de Janeiro.

137.  Qual o 1º Tipo de Avião usado pela Esquadrilha da Fumaça?   R: T-6 Texan.

138.  Onde se localiza o EDA?  R: Na AFA (Academia da Força Aérea) em Pirassununga – SP.

139.  Quais os aviões utilizados pelo EDA? T-6 Texan (1952 à 1976 – 1225 apresentações), T-24 Super Fouga Magister (1969 à 1972 – 46 apresentações), T-25 Neiva (1982 à 1983 – 55 apresentações), EMB312 Tucano o T-27(1983 à 2012 – mais de 2000 apresentações) e à partir de 2013 serão utilizados os A-29 Super Tucanos.

140.  Quando as aeronaves receberam as cores da bandeira nacional?   R: À partir de 2002.


141.  Quando os T-27 passaram a ser utilizados pelo EDA?  R: À partir de 08 de dezembro de 1983.

142.  Como é a demonstração da Esquadrilha da Fumaça? R: Cada demonstração tem duração de 30min, com 24 seqüências de manobras, 55 acrobacias e com 7 aviões a cada apresentação.

143.  Como é produzida a fumaça? R: Após o piloto acionar um botão específico em sua nacele, um óleo lubrificante, acondicionado num tanque especial, é injetado no escapamento direito da aeronave. Em contato com o escapamento, que está quente, o óleo se transforma em fumaça.

144.  Como é feita a fumaça colorida? R: Adicionando-se ao óleo utilizado nas demonstrações, corante e solvente. A formulação para as 3 cores foi desenvolvida pelo Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG) mas, atualmente, o responsável pela produção da mistura é o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS).

145.  Como ingressar na Esquadrilha da Fumaça? R: Ser oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) com 1500 horas de vôo, sendo destas 800h como instrutor de vôo da Academia da Força Aérea (AFA), bem como ser aprovado por um Conselho Operacional.

146.  Quem são os Anjos da Guarda? R: São uma equipe de técnicos, formados pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), que trabalham para que os aviões possam voar com o máximo desempenho e total segurança. Para ser Anjo da Guarda do EDA é preciso ter dois anos de experiência na sua especialidade exercida na AFA e ser aprovado por um Conselho Operacional.

147.  Por que é difícil voar de dorso? R: Porque todos os comandos do vôo ficam invertidos, ou seja, para fazer uma curva para a direita, o piloto movimenta os comandos no sentido contrário. Isso também vale para subidas e decidas.

148.  Quando ocorreu a primeira apresentação pública? R: Em 14 de maio de 1954. A Esquadrilha da Fumaça, ainda conhecida como cambalhoteiros, sem insígnia e fumaça, fez sua primeira aparição pública na cidade de Mogi-Mirim/SP, com T-6.

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA (AFA)

149.  Quais são as organizações da AFA? R: Clube de Vôo a Vela (CVV), Corpo de Cadetes (CCAer), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) e a Prefeitura da Aeronáutica de Pirassununga (PAYS).

150.  O que aconteceu em 10 de julho de 1969?  R: a Escola de Aeronáutica passou a denominar-se Academia da Força Aérea.

151.  Quando a Academia da Força Aérea foi transferida, definitivamente, do Campo dos Afonsos para Pirassununga? Em 1971.

152.  Quando foi a inauguração oficial da Escola de Aviação Militar? R: Em 10 de julho de 1919, sendo o Tenente Coronel Estanislau Vieira Pamplona, seu primeiro Comandante. Os aviões da Escola, vindos para o Brasil em 1919 e 1920, eram franceses, da I Guerra, da marca Nieuport e Spad 84 "Herbermont".

153.  Qual decreto extingue a Escola de Aviação Militar e a Escola de Aviação Naval, enquanto era criada, no Campo dos Afonsos, a Escola de Aeronáutica? R: Decreto nº 3,142, de 25 de março de 1941, que iria centralizar toda a formação de oficiais aviadores.


UEB/ MODALIDADE DO AR

154.   Quem é o atual Presidente da UEB-SP? R: O presidente de Honra é o governador de SP Geraldo Alckmin e o diretor presidente é o chefe Álvaro Tavares Gomes de Sousa

155.  Quantos e quais foram os Sucateiros (Coordenadores da modalidade do Ar da Região de São Paulo)? R: Marcelo Daniel Vallin Penteado, Marco Aurélio Moura Piccini, Fábio Giunti, Luiz Carlos dos Santos (Fumaça) e atualmente Marcos Aurélio de Souza.

156.   Qual o significado da sigla CONAAR?   R: Coordenação Nacional de Escoteiros do Ar.

157.   Quem é o atual Coordenador Nacional da Modalidade do Ar?   R: chefe Luiz Salgado Klaes de Santa Catarina.

158.   Quantos Grupos Escoteiros do Ar existem atualmente no Brasil? R: 59 grupos (Bahia-1, Ceará-2, Distrito Federal-1, Maranhão-1, Minas Gerais-2, Pará-2, Paraíba-1, Pernambuco-3, Paraná-5, Rio de Janeiro-9, Rio Grande do Norte-4, Rondônia-1, Rio Grande do Sul-6, Santa Catarina-4, São Paulo-16 e Tocantins-1).

159.  O que significa CMASP?   R: Coordenação da Modalidade do Ar da Região de São Paulo.

160.  Quem são e quais as funções dos membros da CMASP? R: Luiz Carlos dos Santos (diretor técnico), Vlamir Pereira (diretor de método escoteiro), Marcos Aurélio de Souza (coordenador da modalidade) e Thiago Martins Barbosa Bueno (diretor administrativo).

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