BOLETIM 3
O
que trazer?
- Uniforme/Traje
Escoteiro Completo
- Documento
de identidade e credencial da UEB
- CNH
válida (no caso de motoristas)
- Material
individual para acampamento de 03 dias (vestuário, material de higiene,
material para tomar banho, material para dormir, agasalho)
- Kit
papinha (prato, caneca, talheres de plástico ou de metal)
- Cantil
ou garrafinha de água
- Lanterna
e pilhas reserva
- Capa
de chuva
- Protetor
Solar
- Repelente
- Máquina
fotográfica e pilhas reserva ou carregador (opcional)
- Barraca
(por patrulha)
- Lampião
à pilha ou bateria (por patrulha) – não pode ser à gás
- Bandeira
do Estado, Tropa, Grupo (opcional)
- Distintivos
para trocar (opcional)
P.S.: Todo o
material deverá estar devidamente identificado e envolvido em sacos plásticos.
ERRATA:
Concurso de Fantasias “Demoiselle”
1.
Cada GE poderá participar com apenas um
representante.
2. As fantasias deverão ter como tema o evento
Aerocampo, Aviação ou Escotismo em geral.
3.
Serão eleitas e premiadas as melhores fantasias nas seguintes categorias:
a)
Fato Histórico; b) Originalidade; c) Alegria.
4.
Todos os GE's participantes do Concurso de Fantasias “Demoiselle” somarão
pontos na contagem geral do evento, proporcionalmente à classificação no
concurso.
5.
A torcida mais animada também somará pontos na contagem geral.
ATENÇÃO RAMO PIONEIRO!
Haverão
atividades especiais para o Ramo Pioneiro durante o Aerocampo. Prepararem-se!
INTERCEPTOR 2012
(Quizz) – Regulamento
- Cada grupo escoteiro poderá participar com 1
equipe de 1 a 2 integrantes.
- As inscrições devem ser efetuadas o mais breve
possível (após o início do acampamento), sendo o limite para a inscrição e
eventuais alterações na equipe até 01 hora antes do evento.
Procurar chefe Mano 234º/SP
- Cada equipe pode ser formada por integrantes
dos ramos Escoteiro, Sênior e Pioneiro, sendo que no caso de Pioneiro/a o limite
é de 1 representante por grupo escoteiro.
- Os
integrantes da equipe devem pertencer ao grupo escoteiro que eles
estão representando.
- As
equipes que chegarem após o início do INTERCEPTOR, perderão o
direito de resposta das perguntas já realizadas.
- A competição será dividida em 5 Baterias,
sendo que na 1ª todas as equipes participam, na 2ª às 15 melhores
classificadas, na 3ª as 10 melhores classificadas, na 4ª as 08 melhores
classificadas e na 5ª e última as 05 melhores equipes classificadas
disputam o título de Campeã do INTERCEPTOR 2012.
- As baterias terão de 5 a 10 perguntas
por equipe com tempo limite para serem respondidas que será anunciado
junto com a questão. E ao final de cada Bateria os pontos são zerados.
- As questões serão formuladas de maneira que as
respostas sejam dissertativas ou com alternativas, podendo
ter imagem e/ou sons, de dificuldades variadas.
- As respostas deverão ser curtas e objetivas.
Nas alternativas somente uma resposta estará correta. Erro gramatical
será levado em consideração.
- Uma vez entregue a folha de resposta, esta só
poderá ser analisada pelos competidores no término da competição. Não
serão aceitas rasuras na folha de respostas.
- No caso da torcida se manifestar durante o Interceptor
relatando alguma resposta, a questão será anulada
para os seus representantes, na segunda vez a bateria será anulada para os
seus participantes e na terceira vez a equipe é desclassificada.
- As respostas certas valem 10 pontos e as com mais
de 50% de acerto valem 05, sendo a análise de acerto ou não da questão
de responsabilidade da equipe julgadora, cuja decisão é incontestável.
- Em caso de empate ao término das baterias, o desempate será dado por questões que serão sorteadas e deverão ser respondidas oralmente, vencendo a patrulha que abrir um ponto de vantagem para outra equipe (pênaltis).
- Haverão
prêmios para os dois primeiros colocados.
- As
questões estão sendo fornecidas previamente, porém o participante precisa saber
identificar visualmente e auditivamente o que ele está estudando, para
que possa responder as questões onde forem utilizadas imagens e
sons.
- As questões entregues
representam 90% da competição, questões sobre escotismo em geral (história
de BP, sinais de pista, nós, etc) não estão inclusas, porém podem ser
utilizadas.
ATENÇÃO: CONFIRA AS PERGUNTAS E RESPOSTAS (PARA ESTUDAR) DO
QUIZZ INTERCEPTOR 2012 NO ANEXO PERGUNTAS INTERCEPTOR 2012!
TORA
(Torneio de Aeromodelismo)
TORA 2012 – Regulamento
CATEGORIAS
P1
|
Planador
de plástico, isopor, balsa até 60cm envergadura, lançado à mão
|
P2
|
Planador
de plástico, isopor, balsa até 60cm envergadura, catapultados (estilingue)
|
C1
|
Planador
rebocado à cabo, com cabo máximo de 50 metros.
|
E1
|
Aeromodelo
com motor à elástico (tipo wakefield), com envergadura até 50 cm, lançado à
mão
|
E2
|
Aeromodelo
com motor à elástico (tipo wakefield), com envergadura acima 50 cm, lançado à
mão
|
E3
|
Aeromodelo
de isopor com motor elástico, tipo "peninha", lançado à mão
|
Z
|
Aeromodelo
de papel (dobradura), sem parte metálica
|
Da construção e ajuste dos
modelos
1.
Os aeromodelos não deverão conter
peças metálicas em sua construção, com a possível exceção do trem de pouso e do
suporte, gancho e eixo para o elástico, contrapeso para ajuste do CG, quando
absolutamente necessários;
a.
Nas categorias E1 e E2, as
hélices deverão ser do tipo “roda livre” de plástico ou madeira, e não poderão
ser dobráveis;
b.
O contrapeso deverá ser
firmemente fixado ao modelo com cola adequada, sem risco de soltar-se;
c.
Na categoria E3 não será aceita
modificação que altere as características básicas do modelo fornecido, exceto
reparos;
d.
Na categoria C1 o cabo de reboque
deve ser de algodão (cordonê) ou nylon, com comprimento máximo de 50m
(recomenda-se 20 metros). Próximo à argola de engate deve ser fixada uma
bandeira de tamanho aproximado 10x c 15cm, de tecido leve e cor viva.
e.
Na categoria Z deverá ser
utilizado papel sulfite no tamanho máximo A4;
2.
Os aeromodelos serão verificados
quanto à segurança do público e demais participantes, podendo ser
desclassificado – e impedido de voar – caso apresente risco;
3.
Os aeromodelos deverão ser
construídos e ajustados pelo próprio competidor, eventualmente com a
participação de sua patrulha, ressalvando que o mesmo modelo não pode ser
utilizado por mais de um competidor, nem mesmo como reserva;
4.
Cada participante poderá competir
com um modelo reserva, respeitada a regra acima;
5.
Para a categoria P2, o
comprimento do estilingue/catapulta é livre, devendo porém ser lançado das mãos
do competidor sem auxílio externo ou qualquer extensor do comprimento do
elástico;
6.
Em qualquer categoria, caso o
histórico de vôo o recomende, o competidor deverá utilizar o destermalizador, e
o modelo deve ser ajustado para curvar sem sair do campo de lançamento;
Da inscrição
7.
Caso haja menos de três
competidores para qualquer categoria, a mesma será eliminada da competição;
8.
A inscrição deve ser feita até 20
horas do domingo, dia 3 de novembro, devendo os modelos ser apresentados para
revisão de segurança e conformidade com as regras;
a.
As categorias E3 e Z não precisam
apresentar seus modelos antecipadamente;
b.
A inscrição para a categoria C1,
E1 e E2 deverá ser feita até o dia 28 de
outubro de 2012, pelo e-mail aerocampo2012@gmail.com (colocar no
assunto: TORA – Nome / Numeral do Grupo / Estado), com a confirmação da
inscrição e apresentação do modelo até 20 horas do domingo, dia 3 de novembro
de 2012;
9.
O competidor deverá estar no campo de
lançamento desde o horário de início das competições, perdendo seu lançamento
caso não atenda ao chamado;
10.
Todos os escoteiros e seniores
inscritos no Aerocampo estarão automaticamente inscritos na categoria E3, não
necessitando de outra inscrição prévia;
11.
Os pioneiros estão restritos a
participarem das categorias P2 e E2 e E3;
Da competição
12.
A competição, em todas as
categorias, obedecerão ao critério de tempo de vôo, sendo cronometrado o tempo
desde a saída da mão (ou catapulta) até o toque no chão ou outro obstáculo que
impeça o vôo;
a.
No caso da categoria C1, o tempo
será contado a partir do desengate do cabo rebocador;
13.
Serão desconsideradas as saídas falsas;
14.
Nas categorias com menos de 10
competidores inscritos, haverá três lançamentos por competidor, sendo
considerado o melhor tempo;
15.
Nas categorias com mais de 10
competidores inscritos, haverá dois lançamentos por competidor, sendo
considerado o melhor tempo; Os dez competidores com melhor tempo terão um
lançamento adicional, prevalecendo o melhor entre os três tempos;
16.
As medições de tempo serão
arredondadas para o décimo de segundo mais próximo;
17.
Em caso de empate, o primeiro
critério de desempate será o tempo do segundo melhor lançamento; permanecendo
empatado, haverá novo lançamento entre os competidores empatados, para
desempate;
a.
A critério da organização,
ocorrendo empate no lançamento não definitivo, poderá considerar ambos
competidores qualificados aptos ao lançamento seguinte;
18.
Caso algum modelo não apresente
condições de vôo, serão considerados os tempos anteriores como melhor tempo;
caso não tenha ocorrido nenhum lançamento, o competidor será desclassificado;
19.
As tomadas de tempo são de
responsabilidade exclusiva dos juízes, não podendo ser questionadas;
a. Caso o juiz entenda que alguma
tomada de tempo tenha sido prejudicada, o mesmo desconsiderará o lançamento e
pedirá ao competidor que o repita, não importando o desempenho nem mesmo a
razão, mesmo que o erro tenha sido por parte do juiz;
20.
Da premiação:
a.
Todos os competidores receberão o
certificado de participação;
b.
Os três primeiros colocados em
cada categoria receberão um certificado especial, com sua colocação;
c.
O primeiro colocado em cada
categoria receberá um troféu;
21.
Quaisquer questões não abordadas
neste regulamento e critérios dos juízes serão tratadas pela comissão
organizadora, cuja decisão é soberana.
NORMAS DE CAMPO
Atitudes e Comportamento: O Aerocampo é um local de encontro, intercâmbio e amizade, o marco de valores propostos na Lei e Promessa
Escoteira. Caso não se respeitem as normas ou instruções apresentadas pela
Comissão Organizadora, será verificada, junto ao responsável pela Delegação, a
medida apropriada a ser adotada, podendo, inclusive, culminar na exclusão do
participante, do Aerocampo. Na hipótese de exclusão de um “jovem”, um adulto da
delegação acompanhará o mesmo de volta à sua cidade de origem onde será entregue
aos responsáveis legais. O jovem e/ou seu responsável legal respondem pelo
pagamento de todas as despesas decorrentes de tal situação tanto relativas ao
“jovem” quanto às do adulto que saiu do Aerocampo para acompanhá-lo.
Apresentação pessoal: nas cerimônias oficiais de abertura e encerramento,
e quando se fizer necessário, deverá ser utilizado o uniforme ou traje
escoteiro constante no P.O.R. Deverá ser de uso obrigatório durante todo evento
o crachá de identificação e o lenço escoteiro.
Relações interpessoais: não serão permitidas atitudes, ações ou atividades
que afetem a integridade dos participantes, sejam físicas, psíquicas, morais ou
sua estabilidade emocional. Homens e mulheres deverão manifestar respeito mútuo
e não demonstrar publicamente atitudes próprias da intimidade.
Objetos de valor: a organização do evento não é responsável pela
guarda dos bens materiais dos participantes, portanto aconselhamos aos mesmos
que identifiquem seus pertences e que os jovens deixem objetos de valor sob
responsabilidade dos adultos que os acompanham. A organização do evento é
responsável pela “segurança pessoal” dos participantes dentro da área destinada
à realização do evento.
Danos e prejuízos: os participantes serão responsabilizados
diretamente por eventuais danos e/ou prejuízos materiais causados à propriedade
de terceiros por atos ou atitudes indevidas.
Furto ou roubo: é causa para exclusão do Aerocampo.
Cumprimento de horários: o cumprimento de horários é uma condição básica,
particularmente nos casos em que sejam necessários traslados para fora da área
do Aerocampo.
Fumo e consumo de bebidas alcoólicas: fumar será permitido em
áreas pré-determinadas e será expressamente proibido consumir bebidas
alcoólicas em todas as áreas do Aerocampo.
Posse e consumo de drogas: a posse e/ou consumo de drogas é penalizada por
lei nacional. Qualquer participante que seja surpreendido com drogas,
consumindo ou facilitando a outros, será excluído do Aerocampo e encaminhado às
autoridades competentes.
Armas: aos participantes não é permitido o porte ou mesmo
uso de qualquer tipo de arma, bem como de apontadores ou iluminadores a base de
“Raio Laser”. O uso de faca e facão será limitado à necessidade de atividades
específicas.
Fogueiras e iluminação: somente será permitido acender fogueiras em locais
determinados para tal. A iluminação das áreas de acampamento poderá ser feita
mediante a utilização de lampiões, obrigatoriamente à pilha ou bateria.
Saídas da área de acampamento: a permanência na área de acampamento e/ou de
atividades será obrigatória durante todo o Aerocampo. Salvo em situações de
urgência, as saídas não previstas na programação do Aerocampo deverão ser
autorizadas pela Chefia de Campo ou pelo Comissão Organizadora, em conjunto com
o Chefe da Delegação. No caso de “jovem” deverá haver
também a concordância do responsável que o acompanha no evento.
Segurança: a segurança interna e externa à área de
acampamento estará a cargo da FORÇA AÉREA BRASILEIRA.
Comércio: somente será permitido comércio mediante autorização
expressa da Comissão Organizadora do Aerocampo.
Uso de celulares, pagers,
bips, etc.: somente será permitido o uso de celulares durante
o intervalo das atividades, mediante autorização expressa da Chefia
responsável. Será proibido o uso de pagers,
bips, videogames e outros equipamentos eletroeletrônicos que possam comprometer
o bom andamento das atividades.
Procedimentos não
previstos: os
membros da Comissão Organizadora do evento decidirão quanto a procedimentos não
previstos no presente documento.
Contato
Maiores
informações em escoteirosdoardesp.blogspot.com
:: VOAR!
:: COORDENAÇÃO DA
MODALIDADE DO AR SÃO PAULO ::
CMASP
Clique aqui e baixe o boletim 3 do Aerocampo 2012.
Clique aqui e baixe o anexo com perguntas e respostas do Interceptor 2012.
INTERCEPTOR - AEROCAMPO
OBSERVAÇÕES
1.
Leiam atentamente as regras do
Interceptor.
2.
As perguntas não necessariamente
precisam ser efetuadas da maneira que se encontram neste documento. (Ex.: as
respostas podem virar perguntas, etc...).
3.
Vocês devem saber o que estão estudando
(Ex.: na primeira questão em vez de
perguntar podemos mostrar a foto e perguntar quem foi esta personalidade)
4.
Caso alguma resposta não esteja correta,
os grupos que apresentarem antes da competição a devida resposta
poderão utilizar tanto a correta quanto a que se encontra neste documento.
PERGUNTAS
HISTÓRICO
1.
Quem foi o Padre brasileiro Bartolomeu
de Gusmão? R: Foi um sacerdote, cientista e inventor nascido em Santos, famoso
por ter inventado o primeiro aeróstato operacional (balão de ar quente), a que
chamou de "passarola". Foi apelidado de o padre voador.
2.
Porque o dia do Aviador é comemorado no
dia 23 de Outubro? R: Por que no dia 23 de outubro de 1906, Santos Dumont voa
uma distância de 100 metros a 37 Km/h no campo de Bagatelle - França com o 14
BIS sendo reconhecido como o inventor do avião.
3. Qual é o nome do
2º avião de Santos Dumont? R: A
Demoiselle, também conhecida como Libellule, que pesava 56Kg.
4.
Quem foi João Ribeiro de Barros? R: Foi
um dos pioneiros na travessia do oceano Atlântico. Com o seu hidroavião (O
Jahú) saiu às 04:30h de 28 de abril de 1927 de Praia na ilha de Santiago (Cabo
Verde) e pousou triunfantemente às 17:00h em Fernando de Noronha.
5. Na versão civil
me chamo DC-3, na versão militar sou o .....
R: C 47 DOUGLAS
6. Quando foi criado
o Ministério da Aeronáutica no Brasil?
R: Em 20 de Janeiro de 1941.
7. Qual o nome do 1°
Grupo de Aviação de Caça brasileiro?
R: Senta a Pua
8.
Quais os 2 esquadrões brasileiros que
voaram na II Grande Guerra Mundial? R: Esquadrão de caça Senta a Pua e a
esquadrilha de ligação e observação.
9. Quantos
Aerocampos tivemos até hoje? R: Este Aerocampo de 2012 será o 15º a ser
realizado (1990 / 1995 / 1996 / 1997 / 1998 / 1999 / 2000 / 2001 / 2003 / 2004
/ 2005 / 2006 / 2007 / 2009 / 2012), o primeiro ocorreu no Centro Técnico
Aeroespacial em São José dos Campos.
10. Quando
ocorreu o Aerocampo em que os escoteiros foram transportados pelo principal
avião para transporte pesado da FAB (Força Aérea Brasileira) C-130H (Hércules)?
R: Em 2004 – Canoas. O transporte se deu de São Paulo ao Rio de Janeiro e do
Rio para Canoas (ida e volta).
11. Qual o
significado da sigla ITA? R: Instituto
tecnológico de aeronáutica
12. Qual o
significado da sigla EMBRAER? R:
Empresa Brasileira de Aeronáutica
13. Qual o
significado da sigla INFRAERO? R:
Empresa brasileira de Infra-estrutura aeroportuária
14.
Qual o nome e quando foi criado o 1° GE
do Ar no Brasil? R: Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, que foi criado
em 28 de abril de 1938 no 5° regimento de Aviação do exército atual CINDACTA II
(2º Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo), em Curitiba.
15.
Quem são os fundadores do Escotismo do
Ar no Brasil? R: Major-Brigadeiro-do-Ar Godofredo Vidal, Marechal-do-Ar Vasco
Alves Secco e Tenente Jayme Janeiro Rodrigues que no final de 1979 idealizou o
CATAr - Curso de Adestramento Técnico do Ar.
16.
Quem é considerado o fundador e criador
do Escotismo do Ar do mundo? R: O irmão mais novo de Baden Powell, o Baden
Fletcher Smyth Baden-Powell por ter desenvolvido as primeiras atividades aéreas
no Escotismo, em forma de pipas, sendo que algumas eram semelhantes a modelos
de avião.
17.
Qual o nome do Ministro da Aeronáutica
que baixou uma Portaria de apoio aos Escoteiros do Ar? R: Brigadeiro do Ar Nero
Moura que determinou em 26 de julho de 1951 sob decreto n.º 262, que todas as
Unidades da Força Aérea Brasileira dessem todo apoio aos grupos Escoteiros do
Ar, o que acontece até os dias presentes.
18.
O que aconteceu no dia 20 de julho de
1969? R: O escoteiro da Pátria Neil Armstrong na Apollo 11 pisa na lua. A
primeira equipe era formada por 53 astronautas dos quais 47 foram escoteiros.
19.
Qual título foi concedido a Santos
Dumont pela Aeronáutica? R: A Lei 7.243 de 4 de novembro 1984, lhe concedeu o
título de Patrono da Aeronáutica Brasileira.
20.
Quem foi a primeira mulher brasileira a
pilotar sozinha um avião? R: É atribuído à Tereza de Marzo a primazia de ter
sido a primeira mulher brasileira a pilotar um avião. Tereza e Anésia Pinheiro
Machado são contemporâneas e colegas da mesma escola de aviação, em São Paulo.
O vôo solo (sem a companhia do instrutor) de ambas aconteceu na mesma data, 17
de março de 1922. Tereza recebeu o brevet de nº 76
da FAI (Federação Aeronáutica Internacional) , em 8 de abril de 1922, Anésia, o de nº 77,
no dia seguinte.
21.
Porque Santos Dumont assinava
“Santos=Dumont”? R: Em respeito as suas
origens brasileira e francesa.
22.
Qual a atividade de Escoteiros do Ar
mais antiga, documentada e fotografada? R: O vôo de uma pipa, em 10 de julho de
1909, empinada pelo Escoteiro Frank Taylor Slater.
23.
Em 1910 qual feito relevante fez o
fundador do escotismo do ar do mundo? R: Baden Baden-Powell projetou, pilotou e
voou seu próprio monoplano leve de autopropulsão denominado “O MIDGE”.
24.
Quando foi criado o distintivo da
especialidade de aviador? R: Foi criado em dezembro de 1911, e poderia ser
conquistado por escoteiros que participassem de um Curso composto por uma série
de palestras sobre aeronáutica. O Curso contava com o apoio incondicional da
Liga das Mulheres Aviadoras (WAL).
25.
Quando foi realizado o 1º Curso de
Aviador para Escoteiros? R: Em junho de 1912, organizado pela Liga das Jovens
Aviadoras quando é considerada a data de fundação da modalidade do ar.
26.
Quando ocorreu de fato o 1ª Encontro
Internacional de Escoteiros do Ar? R: No IV Jamboree Mundial de 1933, realizado
em Godolo/Hungria.
27.
Onde podemos encontrar Escoteiros do Ar
sob a forma de Grupos, de Seções ou Programas Específicos? R: Nos seguintes
países: África do Sul, Austrália, Bangladesh, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia,
Chipre, Egito, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Hong Kong,
Indonésia, Irlanda, Malásia, Países Baixos, Paraguay, Peru, Polônia, Reino Unido
e Sudão.
FAMILIARIZAÇÃO AERONÁUTICA
28.
O
que são aeróstatos? R: São veículos
mais leve que o ar. Ex: balões (sem propulsão), dirigíveis (com propulsão)
29.
Qual
a classificação de um avião com 3 motores?
R: Trimotor
30.
Qual
a classificação de um avião com 1 asa?
R: Monoplano
31.
Quais
as quatro forças envolvidas no vôo? R:
Sustentação, peso, arrasto e empuxo ou tração.
32.
Em quantas partes se divide o fluxo de
ar para gerar a força de sustentação? R: Em dois fluxos que percorrem
velocidades diferentes. O fluxo que passa por cima da asa por ser mais veloz
cria uma pressão menor que o fluxo que passa por baixo. Esta diferença de
pressão “puxa” a asa para cima.
33.
Quais são os eixos de controle de uma
aeronave? R: Eixo transversal ou de arfagem (produzido pelos profundores quando
se move o manche para frente – picando ou para traz – cabrando), Eixo
Longitudinal ou rolagem (produzido pelos ailerons quando se move o manche para
direita ou esquerda) e Eixo Vertical ou de Guinada (produzido pelo leme de
direção quando se movem os pedais).
34.
Por
qual ponto passam os eixos de controle da aeronave? R: Pelo centro de gravidade (CG)
35.
Quais os três tipos de passos de
hélices? R: Passo Fixo, passo Ajustável
e passo Controlável.
36.
Que é passo bandeira? R: E empregado em
caso de pane no motor ou motor desligado (por exemplo: economia de combustível)
para que a hélice não exerça tração e minimize ao máximo o arrasto.
37.
Que
é passo reverso? R: E utilizado para
reduzir o comprimento de pista necessário para o pouso, freia a aeronave.
38.
Cite
pelo menos 2 tipos de motor aeronáutico.
R: Turbo-Jato e Turbo-Fan
39.
Qual
o motor aeronáutico mais econômico? R:
Turbo-Fan
40.
Que
é reverso do motor? R: Reverso do motor ajuda a frear a aeronave no pouso.
41.
Quais
os 2 tipos de combustível mais empregados em avião? R: Gasolina de aviação e querosene de
aviação.
42.
Quais os 2 tipos de compartimento do
piloto? R: Nacele ou Cockpit e Cabine.
43.
Que instrumento indica a altitude do
avião? R: Altímetro.
44.
Dê um exemplo de aeronave com estrutura
tubular. R: Aero Boero.
45.
Que é o bordo de ataque? R: Região onde o fluxo de ar de divide para
gerar a sustentação.
46.
Que é o dorso ou extradorso? R:
Superfície da asa que fica voltada para o céu.
47.
Que é envergadura? R: Distância entre as duas pontas de uma
asa.
48.
Qual a função dos ailerons? R: Superfícies de controle responsáveis pelo
movimento de rolagem.
49.
Qual a superfície móvel que se aloja no
estabilizador vertical? R: Leme de direção
50.
Qual a superfície móvel que se aloja no
estabilizador horizontal? R: Profundores
51.
Quais os 3 tipos de trem de pouso? R: Trem de pouso Fixo, Trem de pouso retrátil
e trem de pouso escamoteável.
52.
Que é VTOL? R: Vertical take off and landing (pouso e
decolagem vertical)
53.
Que é estolagem ou estol? R: Estol é a
perda de sustentação em vôo, ocorre quando o fluxo de ar que corta a asa deixa
de ser laminado e passa a ser turbulento.
54.
Que é deriva? R: É o desvio que a
aeronave sofre devido à força do vento ou também o nome substituto da empenagem
ou cauda.
55.
O pouso de uma aeronave deve ocorrer contra
ou a favor do vento? Por que? R: Contra o vento para que o avião não corra o
risco de ser arrastado por uma rajada de vento inesperada.
56.
Que instrumento do aeródromo indica a
direção do vento? R: A Biruta, o cone
ou o T de aterragem.
57.
Qual a diferença entre aterrissagem e
amerrissagem? R: Um é na terra e o outro
na água (mar).
58.
Qual instrumento posicionado no exterior
da aeronave tem a função de captar as pressões estática e dinâmica para as
leituras do altímetro, velocímetro, variômetro ou climb e machímetro? O Tubo de
Pitot.
HELICÓPTEROS
59.
Que outro nome recebe uma aeronave de
asa rotativa? R: Helicópteros.
60.
Como se embarca e desembarca num
helicóptero? R: Pelo lado mais baixo do terreno e de preferência pela frente da
aeronave para que o piloto possa visualizá-lo.
61.
Qual a função do rotor de cauda ou rotor
secundário? R: Equipamento que evita o giro da fuselagem em sentido contrário
ao do rotor principal.
62.
O
que é auto-rotação? R: É um dispositivo
que garante ao helicóptero a capacidade de manter suas pás girando em caso de
falha do motor.
63.
Os
helicópteros tem asas? R: Sim, as suas
pás de hélice são conjunto de asas rotativas que produzem a força de
sustentação.
64.
Quantas
pás tem um helicóptero? R: Podem variar
de 2 à 6 por aeronave.
65.
O que
é rotor de
cauda tipo “fenestron”?
R: É
um rotor que
foi reduzido a
uma ventoinha de
13 lâminas embutida
na deriva da
cauda, reduzindo a
emissão de ruídos e tornando o dispositivo de rotor de cauda mais seguro.
PLANADORES
66.
Como os planadores podem ganhar
altitude? R: Com o auxilio de correntes de ar ascendente que normalmente se
formam abaixo das nuvens Cúmulus ou entre massas de ar quente e fria.
67.
Como os planadores devem ser
estacionados em relação ao vento? R: Devem ser posicionados de maneira que os
ventos venham a atingí-los na diagonal, entre a cauda e a ponta da asa
posicionada no solo. Esta ponta deve ser lastreada, ou seja, permanecer com
peso sobre ela.
68.
Qual
a velocidade limite do vento para lançamento?
R: A velocidade limite para lançamento e de 20 Kts (nós) aproximadamente
37 Km/h.
69.
Que
sinal do planador indica que ele está com alguma pane? R: Asas balançando com
spoiler aberto.
IDENTIFICAÇÃO DE AVIÕES
70.
Qual
o significado da sigla "AMFCO"?
R: Asas, Motores, Fuselagem, Cauda e Outros.
71.
Qual
o nome do desenho que mostra uma aeronave em 3 ângulos diferentes? R: Silhuetas
72.
Dê
um exemplo de avião de treinamento. R:
T-27 Tucano
73.
Dê
um exemplo de avião de caça. R: F-5
Tiger
74.
Dê um exemplo de avião de carga. R: C-130 Hercules
75.
Dê um exemplo de avião de patrulha. R: P-16 Tracker ou P-95 Bandeirulha
76.
Dê um exemplo de avião de ataque. R: A-1 AMX
77.
Dê um exemplo de avião de transporte de
autoridades. R: Vc-96 Boeing 737-200
78.
Dê um exemplo de helicóptero. R: UH-50 esquilo
79.
Quais os prefixos para aeronaves civis
brasileiras? R: PT, PP, PR ou PU.
NAVEGAÇÃO AÉREA
80.
Qual a diferença entre aeródromo e
aeroporto? R: Aeródromo e uma área de pouso e decolagem de aviões, sem
infra-estrutura para embarque e desembarque de passageiros e cargas. Já os
aeroportos têm infra-estrutura de embarque e desembarque de passageiros e
cargas.
81.
Qual a diferença entre altura e
altitude? R: Altura é a distância de um ponto na atmosfera até o solo e
altitude é a distância de um ponto da atmosfera ate o nível do mar.
82.
Como é feito o cálculo de autonomia de
uma aeronave? R: Combustível até o destino, mais, combustível até o aeródromo
alternativo, mais, 45 minutos de vôo.
83.
Que é velocidade de cruzeiro? R: Velocidade na qual o consumo de
combustível e o mais econômico possível.
84.
Que é uma aerovia? R: São rotas de vão definidas e controladas,
providas de auxilio de navegação.
85.
Qual a diferença entre NV e NM? R: NV
(Norte Verdadeiro) é onde se encontram os meridianos terrestres e NM (Norte
Magnético) é o Norte indicado pela agulha da bússola.
86.
Que é DM? R: Declinação Magnética é o ângulo entre o
Norte Magnético e o Norte verdadeiro.
87.
O que são linhas isogônicas? R: São linhas tracejadas que descrevem
pontos de mesma declinação magnética.
88.
Quando a visibilidade diminui ou as
tempestades se aproximam, entro em ação. Meu nome é? R: Radar.
89.
Qual o significado da sigla CENIPA? R: Centro de investigação e prevenção de
acidentes aeronáuticos.
90.
Qual o significado da sigla ANAC? R: Agência Nacional de Aviação Civil.
91.
Quando sou acionado, lanço o piloto para
fora do avião. Meu nome é? R: Assento
ejetável.
92.
Qual a freqüência mundial de
salvamento? R: 121.5 MHz
93.
Qual o significado do seguinte código
METAR: METAR SBSJ 281200Z 03005KT 9999 FEW025 23/17 Q1021? R: METAR (observação
meteorológica) SBSJ (Sul Brasil São José dos Campos) 281200Z (dia 28 e 12 horas
zulu) 03005KT (direção do vento 30º e velocidade de 05 nós) 9999 (visibilidade
acima de 10Km) FEW025 (pouca nebulosidade e base das nuvens à 2500 pés) 23/17
(temperatura do ar de 23º e ponto de orvalho de 17º) Q1021 (valor da pressão
atmosférica de 1021 hPa – hectapascal).
94.
O
que é MN? R: Milha náutica que é a
unidade de medida mais utilizada em navegação aérea. 1NM=1’=60”=1,852Km.
95.
Em uma WAC (carta aeronáutica mundial) o
que significa SBP, SBD e SBR? R: Sul Brasil Proibido, Sul Brasil Perigoso
(Danger) e Sul Brasil Restrito.
96.
Em
uma WAC o que significa um número em negrito 72? R: Significa a altitude daquela região, no
caso 7200 pés (1 pé = 0,3048m).
97.
Quais os processos de navegação que
existem? R: Visual ou por contato ou praticagem, estimada, radio ou
radionavegação, eletrônica, celestial e por satélite.
METEOROLOGIA
98.
Qual a principal diferença entre névoa e
nevoeiro? R: A névoa tem turvação atmosférica menos intensa que nevoeiro que
não reduz a visibilidade a menos que 1 km, já o nevoeiro reduz a visibilidade a
menos que 1 km.
99.
Por que uma nuvem não pode ser
considerada uma névoa ou nevoeiro? R: Por que as nuvens estão acima de 30
metros e os nevoeiros estão sempre abaixo de 30 metros.
100. Qual a diferença
entre granizo e saraiva? R: A saraiva
tem uma precipitação de gelo maior acima de 5mm.
101. Que nuvem dá
origem à formação de tempestades? R:
Cumulonimbus (Cb).
102. Qual o
significado da sigla CAVOK no METAR? R:
CAVOK (Clear and visibilit OK) tempo excelente para vôo, céu de brigadeiro.
103. O que registra
uma SIG WX PROG? R: É uma previsão
geral do tempo que mostra os principais fenômenos de vôo.
104. O que registra
uma WIND ALOFT PROG? R: Indica a
intensidade, direção e temperaturas dos ventos.
105. Quantas famílias
de nuvens existem? R: Quatro famílias
(altas, médias, baixas e de grande desenvolvimento vertical).
106. Quais os 3 tipos
de nuvens da família de Grande
Desenvolvimento Vertical? R:
Cúmulus, grande Cúmulos e Cumulonimbus.
107. Cite pelo menos 3
tipos de nuvens. R: Stratus, Cirrus, Cúmulos, Altostratus,
etc...
108.
As nuvens stratus indicam...? R: Indicam chuvisco
109.
Cite 2 exemplos de sinais de bom
tempo? R: Movimento intenso de pássaros
e visibilidade elevada, ausência de nuvens baixas.
110.
Cite 2 exemplos de sinais de mau tempo?
R: Presença de nuvens baixas, ausência de pássaros, rajadas de vento
multidirecional e sem rumo, movimento intenso de mosquitos no interior de
edificações, etc...
ASTRONOMIA
111.
Que é uma carta celeste? R: É uma representação significativa das
constelações avistadas no céu.
112.
Qual a diferença entre estrelas e
planetas? R: Planetas são astros sem luz própria que se movimentam em tomo do
sol e as estrelas são corpos celestes brilhantes formados a partir de nuvens de
gás.
113.
Que são estrelas múltiplas? R: Duas ou mais estrelas, com um centro
gravitacional comum que a olho nu parecem ser uma única estrela.
114.
Quantas e quais são as fases da
lua? R: São 4: Lua Nova, Lua Quarto
Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante.
115.
Cite duas constelações que revelam a
linha N-S. R: Orion, Escorpião.
116.
Quantas constelações formam a Bandeira
Nacional? R: A Bandeira nacional e
formada por 9 constelações.
117.
O que é o movimento de Rotação? R: É o movimento que a terra faz em seu
próprio eixo.
118.
O que é o movimento de Translação? R: É o movimento que a Terra faz em torno do
sol.
119.
O que é latitude? R: São linhas
imagináveis horizontais que representam a distância em graus de um ponto
qualquer na superfície da Terra até a linha do equador. Pode ser Norte ou Sul.
120.
O que é longitude? R: São linhas
imagináveis Verticais que representam a distância em graus de um ponto qualquer
na superfície da Terra até o Meridiano de Greenwich. Pode ser Leste ou Oeste.
121.
Em quantos fusos horários a Terra foi
dividida? R: Em 24 fusos.
122.
O que é um eclipse? R: É o sombreamento do sol ou da lua causado
pelo alinhamento dos mesmos com a Terra.
RÁDIO-COMUNICAÇÕES
123.
Cite
2 tipos de emprego do rádio. R:
Ligações Ar-Terra, Terra-Ar, Elementos móveis, operação de busca e salvamento.
124.
Cite
2 causas de má recepção. R: Equipamento
muito próximo a fios de alta tensão, equipamento entre prêmios, montanhas ou
árvores
125.
Qual
o significado da sigla JOTA? R:
Jamboree on the Air
126.
Pronuncie... no alfabeto fonético. R:
Alfa, bravo, Charlie, delta, eco, foxtrot, golf, hotel, India, Juliet, kilo,
lima, mike, november, Oscar, papa, Quebec, Romeo, sierra, tango, uniform,
Victor, wiskey, yankee, xray, zulu.
127.
Qual
o significado da sigla QAP no código Q?
R: Na escuta
128.
Qual
o significado da sigla QTL no código Q?
R: Qual o seu Rumo Verdadeiro?
129.
Qual
o significado da sigla TKS no código Q?
R: Obrigado
PÁRA-QUEDAS
130.
Qual
os 2 tipos de pára-quedas existentes?
R: Circular e retangular.
131.
Quais
são os tipos de aberturas possíveis? R:
Automático, semi-automático e comandado.
132.
Que
é Zona de Lançamento? R: É o local
selecionado para aterrisagem dos pára-quedas.
133.
Cite
pelo menos uma condição de salto. R:
Porte obrigatório de pára-quedas reserva.
134.
Que
é razão de planeio? R: É a relação de
deslocamento horizontal para deslocamento vertical.
135.
Cite
e explique um exemplo de pane em pára-quedas.
R: Pane total fenômeno no qual o pára-quedas principal não abre.
ESQUADRILHA DA FUMAÇA
136.
Quando foi criado o EDA (Esquadrão de
Demonstração Aérea) popularmente chamado de Esquadrilha da Fumaça? R:
Oficialmente ela foi criada no dia 14 de maio de 1952 com a primeira
demonstração na Escola de Aeronáutica – Afonsos - Rio de Janeiro.
137. Qual o 1º Tipo de
Avião usado pela Esquadrilha da Fumaça?
R: T-6 Texan.
138.
Onde se localiza o EDA? R: Na AFA (Academia da Força Aérea) em
Pirassununga – SP.
139.
Quais os aviões utilizados pelo EDA? T-6
Texan (1952 à 1976 – 1225 apresentações), T-24 Super Fouga Magister (1969 à
1972 – 46 apresentações), T-25 Neiva (1982 à 1983 – 55 apresentações), EMB312
Tucano o T-27(1983 à 2012 – mais de 2000 apresentações) e à partir de 2013
serão utilizados os A-29 Super Tucanos.
140.
Quando as aeronaves receberam as cores
da bandeira nacional? R: À partir de
2002.
141.
Quando os T-27 passaram a ser utilizados
pelo EDA? R: À partir de 08 de dezembro
de 1983.
142.
Como é a demonstração da Esquadrilha da
Fumaça? R: Cada demonstração tem duração de 30min, com 24 seqüências de
manobras, 55 acrobacias e com 7 aviões a cada apresentação.
143.
Como é produzida a fumaça? R: Após o
piloto acionar um botão específico em sua nacele, um óleo lubrificante,
acondicionado num tanque especial, é injetado no escapamento direito da
aeronave. Em contato com o escapamento, que está quente, o óleo se transforma
em fumaça.
144.
Como é feita a fumaça colorida? R:
Adicionando-se ao óleo utilizado nas demonstrações, corante e solvente. A
formulação para as 3 cores foi desenvolvida pelo Centro Logístico da
Aeronáutica (CELOG) mas, atualmente, o responsável pela produção da mistura é o
Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS).
145.
Como ingressar na Esquadrilha da Fumaça?
R: Ser oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) com 1500 horas de vôo,
sendo destas 800h como instrutor de vôo da Academia da Força Aérea (AFA), bem
como ser aprovado por um Conselho Operacional.
146.
Quem são os Anjos da Guarda? R: São uma
equipe de técnicos, formados pela Escola de Especialistas de Aeronáutica
(EEAR), que trabalham para que os aviões possam voar com o máximo desempenho e
total segurança. Para ser Anjo da Guarda do EDA é preciso ter dois anos de
experiência na sua especialidade exercida na AFA e ser aprovado por um Conselho
Operacional.
147.
Por que é difícil voar de dorso? R:
Porque todos os comandos do vôo ficam invertidos, ou seja, para fazer uma curva
para a direita, o piloto movimenta os comandos no sentido contrário. Isso
também vale para subidas e decidas.
148.
Quando ocorreu a primeira apresentação
pública? R: Em 14 de maio de 1954. A Esquadrilha da Fumaça, ainda conhecida
como cambalhoteiros, sem insígnia e fumaça, fez sua primeira aparição pública
na cidade de Mogi-Mirim/SP, com T-6.
ACADEMIA DA FORÇA AÉREA (AFA)
149.
Quais são as organizações da AFA? R:
Clube de Vôo a Vela (CVV), Corpo de Cadetes (CCAer), Destacamento de Controle
do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), Esquadrão de Demonstração Aérea
(EDA), Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) e a Prefeitura da
Aeronáutica de Pirassununga (PAYS).
150. O que aconteceu
em 10 de julho de 1969? R: a Escola de
Aeronáutica passou a denominar-se Academia da Força Aérea.
151. Quando a Academia
da Força Aérea foi transferida, definitivamente, do Campo dos Afonsos para
Pirassununga? Em 1971.
152.
Quando foi a inauguração oficial da
Escola de Aviação Militar? R: Em 10 de julho de 1919, sendo o Tenente Coronel
Estanislau Vieira Pamplona, seu primeiro Comandante. Os aviões da Escola,
vindos para o Brasil em 1919 e 1920, eram franceses, da I Guerra, da marca
Nieuport e Spad 84 "Herbermont".
153.
Qual decreto extingue a Escola de
Aviação Militar e a Escola de Aviação Naval, enquanto era criada, no Campo dos
Afonsos, a Escola de Aeronáutica? R: Decreto nº 3,142, de 25 de março de 1941,
que iria centralizar toda a formação de oficiais aviadores.
UEB/ MODALIDADE DO AR
154.
Quem é o atual Presidente da UEB-SP? R:
O presidente de Honra é o governador de SP Geraldo Alckmin e o diretor
presidente é o chefe Álvaro Tavares Gomes de Sousa
155.
Quantos e quais foram os Sucateiros
(Coordenadores da modalidade do Ar da Região de São Paulo)? R: Marcelo Daniel
Vallin Penteado, Marco Aurélio Moura Piccini, Fábio Giunti, Luiz Carlos dos
Santos (Fumaça) e atualmente Marcos Aurélio de Souza.
156.
Qual
o significado da sigla CONAAR? R:
Coordenação Nacional de Escoteiros do Ar.
157.
Quem
é o atual Coordenador Nacional da Modalidade do Ar? R: chefe Luiz Salgado Klaes de Santa
Catarina.
158.
Quantos Grupos Escoteiros do Ar existem
atualmente no Brasil? R: 59 grupos (Bahia-1, Ceará-2, Distrito Federal-1,
Maranhão-1, Minas Gerais-2, Pará-2, Paraíba-1, Pernambuco-3, Paraná-5, Rio de
Janeiro-9, Rio Grande do Norte-4, Rondônia-1, Rio Grande do Sul-6, Santa
Catarina-4, São Paulo-16 e Tocantins-1).
159. O que significa
CMASP? R: Coordenação da Modalidade do
Ar da Região de São Paulo.
160.
Quem são e quais as funções dos membros
da CMASP? R: Luiz Carlos dos Santos (diretor técnico), Vlamir Pereira (diretor
de método escoteiro), Marcos Aurélio de Souza (coordenador da modalidade) e
Thiago Martins Barbosa Bueno (diretor administrativo).
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